Aconteceu na manhã desta terça-feira (11) o lançamento do livro “Filosofia e Educação: Ética, Biopolítica e Barbárie”, organizado pelos professores Amarildo Luiz Trevisan, Elisete Tomazetti e Noeli Dutra. O evento, iniciado às 10h15 no Auditório do Lince, prédio 16 do Centro de Educação, teve uma confraternização entre os presentes, que foi seguida pela fala dos organizadores e pela sessão de autógrafos.
O livro é o resultado de palestras desenvolvidas para o Seminário Nacional de Filosofia e Educação – Confluências – SENAFE, que já completa 15 anos de existência. Desta forma, a obra reúne textos de diversos pesquisadores, sendo eles brasileiros e de outros países, como Uruguai, Argentina e Espanha. Elisete ressaltou que não há uma única linha filosófica no livro, sendo então um espaço plural.
O professor Amarildo Luiz Trevisan ressaltou a importância em realizar o seminário, que acontece a cada dois anos. Apesar das dificuldades, para ele o evento é como um laboratório, visto que proporciona espaços de discussão, formação de discursos e aprofundamento de questões muito pertinentes na atualidade.
Temas encontrados no livro, como a biopolítica, a ética e a barbárie, são assuntos, que segundo Noeli Dutra, estão sendo discutidos nacionalmente e internacionalmente, tendo relevância tanto para a educação quanto para a filosofia.
Amarildo Luiz Trevisan, Noeli Dutra e Elisete Tomazetti
Texto e foto por Luciana Turcato, acadêmica de Jornalismo. – Núcleo de Comunicação Institucional do CE/UFSM.