Aconteceu, nos dias 25 e 26 de maio, o II Seminário Integrador do PPGE do Centro de Educação, no auditório do CTISM. O Seminário é uma atividade realizada periodicamente que tem como objetivo que as quatro linhas de pesquisa do programa (formação, saberes e desenvolvimento profissional, práticas escolares e políticas públicas, educação especial e educação e arte) tenham um espaço para discutir temas coletivos que possuem em comum e que envolvam o fato de trabalharem com as temáticas da educação.
O seminário foi organizado por uma comissão discente do PPGE, composta por acadêmicos das diferentes linhas de pesquisa. A comissão realizou um levantamento entre os estudantes e notou algumas demandas necessárias de serem abordadas no seminário, como a ética na pesquisa, os trabalhos que estão sendo desenvolvidos, o preenchimento da plataforma lattes e técnicas de produção de dados.
Os temas levantados, foram debatidos no evento, que contou com: palestras, apresentação artística, atividade pedagógico integradora, minicursos, relatos de docência orientada e encontro das linhas de pesquisa. Também ocorreu no hall do 16 o lançamento de livros produzidos pelos discentes do PPGE e do CE, momento de confraternização que encerrou a programação.
A coordenadora do programa, Prof. Liliana Ferreira destacou a importância do evento para que os acadêmicos e os docentes pudessem estar no mesmo lugar, tendo um momento de diálogo e discussão de pautas relativas a integralidade do programa. “Nós entendemos que seria importante que as quatro linhas estivessem juntas partilhando práticas coletivas e creio que esse objetivo foi imensamente atingido” ressaltou a coordenadora.
Segundo Morgana Christmann, acadêmica do doutorado e uma das organizadoras do evento, o seminário proporcionou momentos de integração, diálogo e trocas de experiências. Também contribuiu para fomentar discussões no contexto da pesquisa científica e do mundo do trabalho.
Livros lançados:
Título da Obra: Educação Musical e Unidocência: pesquisas, narrativas e modos de ser do professor de referência
Organizadora: Cláudia R. Bellochio
Editora: Sulina, 2017.
Título da obra: Formação de Professores em tempos de incertezas: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores.
Organizadores: Vantoir Roberto Brancher e Valeska Fortes de Oliveira
Editora: Paco Editorial, Jundiaí, 2017.
Título: Atendimento Educacional Especializado: Estado da Arte
Organizadoras: Ana Cláudia Oliveira Pavão e Sílvia Maria de Oliveira Pavão
Editora: Pre- Pró Reitoria de Extensão da UFSM, 2017.
Título: Os casos excluídos da política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Organizadoras: Ana Cláudia Oliveira Pavão e Sílvia Maria de Oliveira Pavão
Editora: Pre- Pró Reitoria de Extensão da UFSM, 2017.
Título: Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: Narrativas e Experiências. 2 ed.
Organizadoras: Claudia Cisiane Benetti, Rosane Martins Coelho, Nara Vieira Ramos e Elisete Medianeira Tomazetti
Editora: Editora e Gráfica Caxias, Santa Maria, 2017.
Título: Trabalho pedagógico na escola: sujeitos, tempo e conhecimento
Autor: Liliana Soares Ferreira
Editora: Editora CRV
Texto por Luciana Turcato, acadêmica de Jornalismo. – Núcleo de Comunicação Institucional do CE/UFSM.
Foto enviada pela organização do evento.