Todos os trabalhos aprovados no 5º SIPERE serão apresentados no dia 06 de novembro, quinta-feira, das 8h00 às 12h00, nos GD, como consta na programação.
Cada apresentação será de 20 minutos, havendo 10 minutos para discussão e questões.
Os apresentadores devem trazer as suas apresentações de slideS em pendrive (em formato de power point – .ppt). Todas as salas de apresentação possuem computadores e datashow.
A divisão das salas e dos GD está logo abaixo
GD 01: Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio
Ensino Médio Politécnico
Sala 09 – Prédio Anexo CE
Nº |
Título do Trabalho |
Tipo de Relato |
Autor(es) |
1. |
Atividades de pesquisa desenvolvidas no seminário integrado, do Ensino Médio Politécnico, da Escola Estadual de Educação Básica Yeté, Tuparendi, Noroeste do Rio Grande do Sul, de 2012 a 2014: Relato da Prática |
REX |
· Adriana Fátima Canova Motter |
2. |
Energias, conquistas alcançadas e desafios para o futuro |
REX |
· Carla Coradini |
3. |
Iniciação científica e TIC livres no contexto do Ensino Médio Politécnico |
REX |
· Eliandra Gomes Marques · Ilse Abegg |
4. |
Ensino Médio Politécnico: novos desafios, novas experiências |
REX |
· Eliandra Scapin Cargnin Pegoraro |
5. |
Desafio para o Ensino Médio: pensar a formação dos jovens em sua totalidade |
PAC |
· Lauren Linck Nilson · Noemi Boer · Juliane A. Munareto Martins |
GD 02: Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio
Ensino Médio Politécnico
Sala 06 – Prédio Anexo CE
Nº |
Título do Trabalho |
Tipo de Relato |
Autor(es) |
1. |
Carreira profissional: adolescentes em busca de sua vocação |
REX |
· Luciéle da Silva |
2. |
Investigação sociocultural : estratégia para conhecer o aluno e trabalhar interdisciplinarmente |
REX |
· Mariel Rossato Pesamosca · Silvane Fagan · Rosemar de Fátima Vestena |
3. |
Implementação do componente curricular seminário integrado em turmas de Ensino Médio de uma Escola da Rede Estadual do RS |
REX |
· Miriam Gonçalves Teles · Maria Eliza Rosa Gama |
4. |
Os novos desafios no ato de aprender com o jovem contemporâneo do Ensino Médio |
REX |
· Neusa Beatriz Seibel Eickhoff |
5. |
Ensino Médio Integrado: aproximações do currículo integrado do Curso Técnico em Agropecuária |
PAC |
· Carla Aparecida de Barros · Sandra Regina de Oliveira Garcia |
GD 03: Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio
Ensino Médio Politécnico
Sala 15 – Prédio Anexo CE
Nº |
Título do Trabalho |
Tipo de Relato |
Autor(es) |
1. |
A produção acadêmica: desafio ao orientando |
PAC |
· Daniela Fonseca da Silva · Liliana de Oliviera Borges · Msc. Miriane Fonseca |
2. |
Um olhar sobre a nova estrutura curricular do Ensino Médio |
PAC |
· Diovana Santos dos Santos · Rafael Veloso Ferreira |
3. |
Seminário integrado: problematizações a partir da pesquisa de campo. |
REX |
· Jefferson Paim Luquini |
4. |
A Reestruturação do Ensino médio em duas escolas estaduais da região de Santa Maria – RS na ótica da gestão democrática |
PAC |
· Luís Eduardo da Silva |
5. |
Implicações do programa ensino médio inovador no ensino de Biologia, Física e Química na Rede Estadual de Curitiba |
PAC |
· Viviane Maria Rauth · Orliney Maciel Guimarães |
GD 04: Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio
Ensino Médio Politécnico
Sala 12 – Prédio Anexo CE
Nº |
Título do Trabalho |
Tipo de Relato |
Autor(es) |
1. |
A formação de educador para o Ensino Técnico e Tecnológico |
PAC |
· Liliana de Oliveira Borges · Daniela Fonseca da Silva · Miriane Fonseca · Márcia Lenir Gerhardt |
2. |
O que pensam os professores de Educação Física sobre a avaliação proposta através da implementação do Ensino Médio Politécnico: estudo com dois professores de uma escola de Porto Alegre |
PAC |
· Maicon Felipe Pereira Pontes · Elisandro Schultz Wittizorecki · Jônatas da Costa Brasil de Borba |
3. |
“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino” – Uma experiência realizada com educandos do Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM |
PAC |
· Márcia Lenir Gerhardt · Miriane Fonseca · Rodrigo Rozado Leal · Terezinha Cleoni Tronco Dalmolin · Daniela Fonseca da Silva · Liliana de Oliviera Borges |
4. |
Uma escola gaúcha na reformulação avaliativa do seu Ensino Médio |
PAC |
· Susana Schneid Scherer |
5. |
A proposta pedagógica de ensino médio politécnico e integrado: apreensões sobre sua implementação em uma Escola Estadual do RS |
PAC |
· Susana Schneid Scherer |
GD 05: Práticas Docentes no Ensino Médio
Sala 20 – Prédio Anexo CE
Nº |
Título do Trabalho |
Tipo de Relato |
Autor(es) |
1. |
A potencialidade do uso de vídeos sobre energia a partir de questões norteadoras no processo de reflexão e avaliação contínua-processual da aprendizagem |
PAC |
· André Taschetto Gomes · Isabel Krey Garcia |
2. |
A experiência do instituto federal farroupilha na elaboração de diretrizes institucionais da organização administrativo-didático-pedagógico para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio |
REX |
· Daiele Zuquetto Rosa · Sidinei Cruz Sobrinho |
3. |
Semana literária “palavra puxa palavra” 2014 –Uma nova forma de viver a literatura |
REX |
· Maria Edinara Leão Moreira · Cláudia Erthal |
4. |
Reciclagem e leitura |
REX |
1· Maribel da Costa Dal Bem |
5. |
Gestão das ações dos professores em escolas públicas de Educação Básica: prescrições e atividades no processo de constituição do trabalho docente |
PAC |
· Mirian Zimermann · Maria Eliza Rosa Gama · Mariana Motta · Ana Elise Brum |
6. |
A importância do trabalho com gêneros textuais e a produção de uma notícia em E.L.E por alunos do Ensino Médio e Fundamental |
REX |
· Thiago Goulart Bender · Thágila da Silveira Ribeiro |
GD 06: Práticas Docentes no Ensino Médio
Sala 05 – Prédio Anexo CE
Nº |
Título do Trabalho |
Tipo de Relato |
Autor(es) |
1. |
Ensino de Filosofia no Ensino Médio: relato da prática docente |
REX |
· Emilana Soares Ziani |
2. |
Juventude no fluxo da ostentação: Educação para que(m)? |
PAC |
· Fernanda Santana de Avila · Nara Vieira Ramos |
3. |
Novos olhares para o ensino de humanidades: fenomenologia e educação somática |
PAC |
· Fernanda Ströher Barbosa · Marcelo Vieira Lopes |
4. |
Uma abordagem transversal das metodologias praticadas na disciplina de Filosofia: os(as) alunos(as) como sujeito ativo do conhecimento |
PAC |
· Frederico Santos Ferreira |
5. |
Leituras e escritas escolares e o processo de protagonismo dos jovens |
PAC |
· Maria Aparecida Lucca Paranhos · Liliane Krebs Bessel Müller |
6. |
A utilização de maquetes em sala de aula: uma experiência prática-pedagógica |
REX |
· Roseani Schunke Cantarelli · Ronei Rogertt Karsburg · ·André Luis Ramos Soares · ·Janete Schirmer |