A Revista Debates em Educação, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), avaliada como A2 em Educação pelo critério Qualis-CAPES, divulga a chamada publica de artigos para um dossiê temático, cuja a proposta é trazer um conjunto de reflexões que buscam elucidar os contextos formativos, as políticas de formação docente, as experiências trilhadas e as narrativas tecidas por professores(as) iniciantes e formadores(as) de professores(as) no diálogo escola-universidade e vice-versa em sua inserção profissional, em processos de indução docente e desvelamento de uma diversidade de modos de ser, aprender, fazer e saber.
Serão bem vindos para compor esse dossiê textos que discutam e reflitam acerca da constituição do campo da docência de/com professores(as) iniciantes, em uma pluralidade de temáticas que versam, entre outras, sobre: políticas de formação de professores(as); necessidades formativas; indução docente; aprendizagem e socialização profissional; constituição de saberes, identidades e subjetividade; pesquisas narrativas e (auto)biográficas nos primeiros anos da docência; acompanhamento e reflexões tecidas por pesquisa-formação, entre outras que se aliam e se aproximam com a presente proposta.
Para mais informações, acesse aqui a página do dossiê temático.