Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

1ª Jornada CEGE promove debates científicos com foco em gênero, arte e gestão educacional

A 1ª Jornada CEGE é um evento organizado pelo curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), com o objetivo de promover debates científicos e reflexões críticas sobre a prática da gestão educacional. Realizada nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2024, a Jornada trouxe à tona temas fundamentais para a formação de gestores educacionais comprometidos com uma educação democrática e transformadora, abordando questões como gênero, arte e políticas públicas, sempre em relação à gestão educacional, em espaços formais e não-formais.

A abertura do evento ocorreu na noite do dia 23 de setembro, no hall do Prédio 16 do Centro de Educação, com a presença da Diretora do Centro de Educação, professora Marilene Gabriel Dalla Corte, que destacou a relevância da Jornada para o fortalecimento da formação crítica dos gestores educacionais. O evento contou também com a performance “Quantas camadas fazem a execução”, de Douglas Leopold, que provocou reflexões sobre poder, resistência e transformação nas práticas educacionais. Além disso, foi apresentada uma exposição do portfólio das pesquisas dos pós-graduandos, juntamente com instalações artísticas que dialogaram com as temáticas abordadas, criando um ambiente de imersão e experimentação crítica, fundamental para a prática da gestão escolar.

Na segunda noite, o professor Joacir Marques da Costa, do Departamento de Administração Escolar (ADE), coordenou os debates utilizando uma perspectiva que questiona as normatividades e valoriza a pluralidade, ao discutir os corpos dissidentes nas escolas. Joacir enfatizou como a gestão escolar pode se abrir para a multiplicidade e a diferença, rompendo com as estruturas rígidas que definem práticas e identidades, e permitindo o surgimento de novos modos de ser e de aprender.

Os pós-graduandos, em seguida, apresentaram suas pesquisas sobre gênero e arte na educação, ressaltando como essas temáticas são instrumentos de resistência e transformação dentro do ambiente escolar e, consequentemente, essenciais para uma gestão educacional inclusiva e efetiva. O professor encerrou o dia com uma problematização sobre a importância de uma gestão escolar que favoreça a criação de espaços de liberdade e constante transformação.

No terceiro dia, a mesa foi composta pelos professores Ascisio dos Reis Pereira, do Departamento de Fundamentos da Educação (FUE), e Viviane Ache Cancian, do Departamento de Metodologia do Ensino (MEN). O professor Ascisio trouxe uma análise crítica sobre o financiamento estatal para a educação, destacando as contradições e desafios das prioridades governamentais, fundamentais para a gestão escolar eficaz. Já a professora Viviane enfatizou a necessidade de os gestores conhecerem e dominarem as políticas públicas de educação, apontando que esse conhecimento é crucial para uma gestão comprometida com a transformação social e a emancipação das classes populares.

As pesquisas dos pós-graduandos também abordaram a gestão de espaços educativos não-formais e o fortalecimento da relação entre escola e comunidade. Um destaque foi a pesquisa baseada nas Cartas Freirianas, que, por meio da troca de cartas entre uma pesquisadora e uma coordenadora pedagógica, investigou como essa profissional percebe sua função no contexto escolar.

A 1ª Jornada CEGE reforçou o compromisso do curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM com a formação de gestores críticos e reflexivos, capazes de promover uma educação democrática e popular, que valorize a transformação social e o combate às desigualdades.

Texto e fotos: NUCOM/CE