Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Semana da Calourada 2024: Terceiro e Quarto Dia no Centro de Educação

Nos dias 11 e 12 de setembro, a programação da Semana da Calourada do Centro de Educação (CE) continuou com atividades ricas em troca de experiências e debates fundamentais para os novos estudantes dos cursos de Educação Especial e Pedagogia.

No terceiro dia, os calouros participaram de uma roda de conversa com profissionais das áreas de Educação Especial e Pedagogia. A professora Leandra Bôer Possa, do Departamento de Educação Especial do CE/UFSM, compartilhou com os alunos um pouco de sua trajetória como egressa do curso de Educação Especial, destacando os desafios e conquistas ao longo de sua formação e atuação profissional. A Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio Pedagógico (SAP/CE), Gléce Kurzawa Cóser, também participou, mostrando que os egressos do curso de Pedagogia podem atuar em diversas funções além da docência. Ela compartilhou sua experiência e ressaltou a importância de explorar outras áreas dentro da educação, como o apoio pedagógico entre funções na área da gestão, ampliando o leque de oportunidades para os pedagogos.

Na sequência, um debate essencial ocorreu com foco na desconstrução de preconceitos e na promoção da igualdade, abordando temas como xenofobia, transfobia, capacitismo e racismo. O debate contou com a presença de Cassiana Marques, Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis; Rutiléia Campos, graduanda de Pedagogia; Isis da Gomes Rosa, graduanda de Educação Física; e Ângela M. Souza, da Coordenação do Movimento Negro Unificado (MNU) Estadual. A mediação foi conduzida por Raquel, graduanda de Pedagogia. O espaço foi aberto para um diálogo acolhedor sobre como enfrentar discriminações e construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

No quarto dia, as atividades focaram em acolhimento e integração. Os calouros participaram de um Jantar de Integração no Restaurante Universitário (RU), que reuniu bixetes, bixos, veteranas e veteranos em um ambiente descontraído e acolhedor. O jantar foi um momento de confraternização, promovendo a interação entre os novos e antigos alunos.

O dia foi encerrado com um Tour pelo CE, guiado pelo pessoal do Setor de Apoio Pedagógico (SAP). O tour proporcionou aos novos alunos a oportunidade de conhecer as instalações do Centro de Educação e os serviços disponíveis, facilitando a adaptação ao ambiente universitário e reforçando o sentido de pertencimento.

A Semana da Calourada encerra nesta sexta-feira com um Jantar Especial, que contará com pizza, jogos e brincadeiras, além da possibilidade de pintura facial dos bixos. O evento será uma celebração divertida e descontraída para marcar o fim das atividades de acolhimento e integração.

A Semana da Calourada foi um sucesso, oferecendo momentos de aprendizado, confraternização e integração, reafirmando o compromisso do CE com o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos seus estudantes.

Veja alguns momentos do terceiro e quarto dia da Semana da Calourada do Centro de Educação:

Crédito: NUCOM/CE