Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

22 de Agosto: Comemoramos o Dia do Educador e da Educadora Especial

O exercício da profissão de Educador e Educadora Especial transforma vidas e promove a inclusão. Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), essa trajetória formativa é marcada por mais de quatro décadas de dedicação e pioneirismo, consolidando-se como uma referência nacional no campo da Educação Especial. A UFSM, através de seu Centro de Educação, foi uma das primeiras instituições públicas federais a se comprometer com a formação de profissionais nesta área, refletindo um compromisso contínuo com a responsabilidade social e a expansão universitária.

O perfil do educador e da educadora formado pelo Centro de Educação da UFSM é o de profissionais críticos, reflexivos e éticos, preparados para atuar em diversos contextos educacionais. Esses profissionais não apenas dominam o conhecimento técnico, mas também estão comprometidos com os valores humanos e com a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Eles são capacitados para implementar estratégias pedagógicas que favoreçam a participação e o desenvolvimento de todos os alunos.

Desde a criação do curso, centenas de educadores e educadoras especiais foram formados pela UFSM, muitos dos quais atuam em escolas regulares, centros de atendimento educacional especializado, e outras instituições dedicadas à inclusão. Além disso, alguns desses egressos continuam no Centro de Educação ou estão atuando em outras instituições de ensino superior, contribuindo para a formação de novos educadores e educadoras especiais, perpetuando assim o ciclo de conhecimento e compromisso com a inclusão.

A data de 22 de agosto, celebrada como o Dia do Educador e da Educadora Especial, é uma oportunidade de reconhecer e homenagear a dedicação desses profissionais que, diariamente, enfrentam os desafios de promover a inclusão e garantir o direito à educação para todos.

Que esta homenagem seja um reconhecimento do valor inestimável do trabalho realizado por cada educador e educadora especial, que diariamente se dedicam a transformar o mundo através da educação inclusiva, garantindo que todos tenham a oportunidade de aprender e crescer em um ambiente que respeite e valorize suas diferenças.

O Centro de Educação parabeniza todos os Educadores e Educadoras Especiais!