Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Roda de Conversa: Maternidade na Universidade reúne mães e estudantes no Centro de Educação

Na última sexta-feira, 09 de agosto, o Centro de Educação da UFSM foi palco de uma enriquecedora Roda de Conversa com o tema “Maternidade na Universidade”. O evento, que aconteceu na Sala 115 do Prédio 16B, reuniu mães, estudantes e profissionais da educação para discutir as vivências e desafios enfrentados pelas mães universitárias no ambiente acadêmico.

Promovido pelo grupo “Conexões Maternas”, em parceria com o Observatório de Direitos Humanos (ODH) e a Coordenação de Ações de Vivências (CV), o encontro teve como objetivo principal criar um espaço de acolhimento e troca de experiências. As participantes puderam compartilhar suas histórias, discutir as dificuldades e explorar estratégias para conciliar a maternidade com a vida acadêmica.

Durante a roda de conversa, foram abordados temas como a falta de suporte institucional, a necessidade de políticas de assistência estudantil voltadas para mães e a importância de uma rede de apoio dentro da universidade. As reflexões geradas no evento ressaltaram a urgência de um olhar mais sensível e inclusivo para as necessidades dessas alunas, que enfrentam um duplo desafio ao conciliar estudos e cuidados com os filhos.

O evento marcou o início de uma série de atividades propostas pelo “Conexões Maternas”, que tem como meta fortalecer a comunidade de mães universitárias, proporcionando um ambiente onde possam se sentir ouvidas e amparadas.

Para mais informações sobre as próximas atividades do grupo “Conexões Maternas”, siga @conexoesmaternas.ufsm nas redes sociais

Crédito: NUCOM/CE