Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Centro de Educação da UFSM Promove Ateliês Temáticos em Sinimbu para a Promoção da Saúde e Retomada Pedagógica

Em julho de 2024, o Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou a ação “Dia D Reconstruir”: Saberes, Emoções e Atitudes, coordenada pelos professores Cadidja Coutinho e Phillip Vilanova Ilha, ambos do Departamento de Metodologia do Ensino (MEN). A iniciativa foi parte do programa UFSM Solidária e Cidadã e ocorreu em diversas escolas do município de Sinimbu, RS, com foco na promoção da saúde e na valorização pedagógica.

O projeto teve como objetivo principal propor estratégias de pertencimento e valorização emocional, ambiental e social através de ateliês temáticos. Esses ateliês abordaram temas como alimentação/nutrição, higiene pessoal, vacinação e saneamento básico, criando um espaço para que alunos e professores pudessem expressar seus sentimentos e percepções.

A equipe do projeto contou com a participação de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM, além da acadêmica de Pedagogia Madjiguene Rodrigues Rangel. Juntos, eles estruturaram os ateliês em três etapas teórico-práticas: a apresentação do projeto e organização dos grupos de trabalho, a imersão e elaboração de produtos audiovisuais, e a socialização e discussão dos resultados. A ação envolveu estudantes e professores da educação básica de Sinimbu, divididos em grupos dos anos iniciais e finais

Durante a execução, foram produzidos materiais didáticos de apoio, como Histórias em Quadrinhos para os alunos e eBooks para os professores. Além disso, cada escola participante produziu roteiros e vídeos sobre as temáticas escolhidas, promovendo um ambiente de inovação didático-pedagógica.

As atividades ocorreram em três escolas do município:

• 17 de julho de 2024: EMEF Nossa Senhora da Glória (Centro)

• 18 de julho de 2024: EMEF Guararapes, Linha Almeida (Interior)

• 19 de julho de 2024: EMEF Nossa Senhora de Fátima, Pinhal Santo Antônio (Interior)

A proposta visou estimular a criatividade, desenvolver a expressão artística e motora, fomentar o espírito crítico e ampliar as formas de comunicação entre os participantes. Os Ateliês Temáticos para a Promoção da Saúde auxiliaram na retomada pedagógica do município, valorizando o protagonismo docente e discente e proporcionando vivências científicas e criativas.

Essa ação é um exemplo do compromisso do Centro de Educação da UFSM com a extensão universitária e a promoção de ações que integrem a comunidade acadêmica e a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social e educativo da região.

Créditos das fotos: Equipe do Projeto “Dia D Reconstruir”