Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Intervenções Artísticas no Centro de Educação da UFSM Promovem Reflexão e Inclusão

A partir da próxima semana, o Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) será palco de um projeto inovador e inspirador, as “Pausas Poéticas no CE”. Coordenadas pelo Prof. Dr. Lutiere Dalla Valle, professor associado do Departamento de Metodologia do Ensino, estas intervenções artísticas visam transformar os espaços dos Prédios 16 e 16B em galerias de arte interativas, onde a criatividade e a reflexão social se encontram.

Os trabalhos, produzidos por estudantes dos cursos de Pedagogia (Turmas 11 e 12) e Educação Especial (disciplina Artes Visuais e Educação Especial), serão expostos em locais de grande circulação, como corredores e halls, promovendo uma experiência estética e educativa para todos que transitam pelo CE. A iniciativa faz parte das atividades desenvolvidas pelo professor Lutiere nos últimos anos, coordenando projetos artísticos junto às turmas que leciona, estimulando a expressão artística e a interação social através da arte.

Um destaque especial desta edição das “Pausas Poéticas no CE” é a intervenção artística que será realizada no banheiro masculino do andar térreo do Prédio 16B. Desenvolvida por um grupo de estudantes, a proposta visa chamar a atenção para as questões enfrentadas por pessoas trans no uso de banheiros, convidando a comunidade acadêmica a refletir e debater sobre a inclusão e respeito às identidades de gênero. A iniciativa conta com o apoio da Direção do Centro de Educação, demonstrando o suporte institucional a propostas que promovem a inclusão e o respeito à diversidade.

As intervenções artísticas seguirão todas as orientações de cuidado com os materiais e espaços públicos, além de garantirem a acessibilidade, não obstruindo áreas de passagem como escadarias e corredores. Cada trabalho será acompanhado de uma legenda explicativa, contextualizando a proposta artística e identificando os responsáveis.

Para o Prof. Dr. Lutiere Dalla Valle, esta é uma oportunidade formativa significativa, que não só enriquece a experiência acadêmica dos estudantes, mas também promove a interação com o público e a troca de conhecimentos na área de artes visuais. “Considero este um momento de grande relevância, principalmente no que tange às interações com o público em geral, fomentando experiências coletivas de produção e acesso ao conhecimento”, ressalta o professor.

O Centro de Educação convida toda a comunidade acadêmica a participar e prestigiar as intervenções artísticas, contribuindo para um ambiente universitário mais inclusivo e reflexivo.