Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

LAMEN convida comunidade para a Aula Aberta: “O Corpo em Lições de Pedagogia (1925), de Maria Lacerda de Moura”

O Laboratório de Metodologia do Ensino (LAMEN), vinculado ao Centro de Educação da UFSM (CE), promove nesta quinta-feira (30), a partir das 14h,  uma aula aberta com o título “O corpo em Lições de Pedagogia (1925) de Maria Lacerda de Moura”. O convidado para conduzir o evento será o professor Rogério Humberto Zeferino Nascimento, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ele vai abordar a obra teórica da escritora e professora Maria Lacerda de Moura, com destaque para as concepções educacionais que ela expôs no livro mencionado no título da aula aberta, que será na sala 3282 do CE – prédio 16. Não há necessidade de inscrição prévia para assistir à palestra.

Segue abaixo uma breve descrição do que será abordado na aula aberta:

Maria Lacerda de Moura (1887 – 1945) foi intelectual engajada, professora e escritora mineira, conhecida em seu tempo, desconhecida das gerações atuais. Mesmo diante dos esforços em reeditar seus livros, o importante LIÇÕES DE PEDAGOGIA ainda não tinha sido beneficiado por esses ânimos. Publicado em 1925, a autora apresenta, em quatro capítulos, sua concepção de educação, refletindo sobre o lugar do professor na escola, como também delineando os contornos de uma escola refratária às instituições oficiais. Em três dos quatro capítulos, a autora apresenta formas e procedimentos, para conhecimento do professor, no cotidiano escolar. Assim, ela considera as crianças em suas singularidades, observando ocasionais limitações orgânicas, identificando-as e procurando superá-las. Uma atenção delicada e cuidado meticuloso quanto ao corpo, podemos verificar nesses capítulos.