Neste mês de outubro, a Unidade de Tecnologia de Informação do Centro de Educação (UNITI-LINCE), completa 25 anos de existência. Atualmente, a unidade conta três servidores técnicos-administrativos em educação: Eron Domingues, Everton Weber Bocca e Tamires Somavilla, que desempenham suas atividades com muita satisfação e afinco, conforme eles próprios demonstram claramente. Ademais, conta o com o apoio de sete bolsistas ligados a cursos da area de Tecnologia da Informação (TI).
E para comemorar essa data singular, a equipe do Núcleo de Comunicação Institucional (NUCOM/CE) conversou com o principal idealizador da UNITI-LINCE e atual diretor, o servidor Everton Weber Bocca, que compartilhou um pouco da história e funcionamento do LINCE, como é carinhosamente (e historicamente) chamada a UNITI-LINCE.
Everton criou o LINCE em 1998 e é o responsável pela unidade desde então. Ele citou algumas dificuldades e mudanças que a unidade sofreu ao longo dos anos, ressaltando os obstáculos de orçamento para compra de equipamentos e ampliações nos laboratórios.
Everton citou também que, ao longo dos anos, as demandas do LINCE evoluíram significativamente, mas, que com recursos adquiridos com o apoio das Direções do CE, que passaram desde então, e juntamente com o avanço das tecnologias ao longo desses 25 anos, a unidade foi crescendo e conseguindo suprir as necessidades da comunidade acadêmica.
Everton também contou sobre os desafios enfrentados na pandemia de Covid-19, quando o LINCE sofreu alteração em sua estrutura organizacional, em que passou de Laboratório de Informática (LINCE – origem do termo original) para Unidade de Tecnologia de Informação (UNITI) e, desta forma, se tornando responsável não apenas pelos laboratórios de ensino, mas também pelas estrutura lógicas, redes cabeadas e wi-fi, além de manutenção e formatação dos computadores do CE.
E para os próximos anos de funcionamento, Everton tem a expectativa de manter o LINCE com a equipe motivada e sempre atualizado, tanto em questão de equipamentos e mobiliários, quanto na introdução de realidade aumentada, inteligência artificial, metaverso, formações em TI e tantas novas tecnologias aplicáveis na Educação, que venham a aparecer e contribuir para o desenvolvimento da comunidade.
Confira a íntegra da entrevista com o servidor Everton Weber Bocca acessando vídeo a seguir.