Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Projeto desenvolvido pela professora do CE, Melânia Casarin, promove o ensino de LIBRAS para comunidades da Quarta Colônia

Na Quarta Colônia de Imigração Italiana, na região central do Rio Grande do Sul, um importante passo em direção à acessibilidade das comunidades surdas tem sido desenvolvido pela interação da universidade com a comunidade. Por meio do Curso de Ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), sob a coordenação da professora Melânia de Melo Casarin e apoio técnico do bolsista Kauã Mello Nunes, este curso está transformando vidas e criando novos elos de comunicação no município de Nova Palma e região.

Os integrantes do Núcleo de Comunicação Institucional do Centro de Educação da UFSM (Nucom/CE) conversaram com a equipe do projeto, que apresentou maiores detalhes sobre a proposta. Confira a entrevista a seguir.

1. Qual o público-alvo do projeto, perfil e número de participantes? (Nucom/CE)

Resposta: O curso tem como público-alvo as pessoas cadastradas em programa social (CadÚnico) oferecido pelo poder público, no município de Nova Palma, as quais, geralmente, vivem em condições de vulnerabilidade econômica e/ou social. A escolha do público foi considerada estratégica pela equipe do projeto, pois visa atender às necessidades locais e garantir que a formação em LIBRAS seja acessível a uma maior parcela da população. Atualmente, cerca de 27 participantes estão envolvidos nesse processo de aprendizagem e democratização do conhecimento de LIBRAS.

2. Como surgiu a proposta e qual a relação do curso com o CE? (Nucom/CE)

Resposta: O Centro de Educação da UFSM (CE) desempenha um papel fundamental nesse projeto, pelo compromisso do ensino de LIBRAS como um instrumento de maior integração das comunidades surdas brasileiras, que estimula à prática daquilo que é desenvolvido nas ações de ensino e pesquisa no ambiente acadêmico. O curso foi viabilizado após a aprovação de seu projeto no edital do programa PROGREDIR, que é uma iniciativa governamental de fomento à construção de autonomia para as pessoas carentes, sendo inclusive parte das ações do GeoParque Quarta Colônia, das quais o CE também está inserido por meio de suas diversas ações, desenvolvidas pela comunidade acadêmica.

3. Qual a duração do curso e quais as perspectivas para novas turmas? (Nucom/CE)

Resposta: O Curso de LIBRAS teve início no dia 15 de agosto de 2023 e está programado para ocorrer ao longo de 12 encontros na cidade de Nova Palma. Durante esse período, os participantes têm a oportunidade de adquirir habilidades essenciais na comunicação em LIBRAS, abrindo perspectivas para uma maior inserção social e profissional. Quanto à possibilidade de novas turmas, a resposta está diretamente relacionada à continuação do projeto. A expectativa é que o projeto concorra novamente ao edital do PROGREDIR em 2024 e, caso seja aprovado, novas turmas poderão ser formadas, ampliando ainda mais o alcance e o impacto positivo desse curso na comunidade de Nova Palma e região.

Em síntese, o curso de Curso de Ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é um exemplo de como a Educação pode ser um caminho valioso na promoção da acessibilidade e difusão do conhecimento. Com o estímulo do CE, a dedicação da professora Melânia de Melo Casarin e de sua equipe novas possibilidades para as comunidades surdas poderão surgir através desta iniciativa.

Fonte: Kauã Mello Nunes e Melânia Casarin.