Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Professora do CE lidera iniciativa promovida com estudantes no acompanhamento lúdico/educacional a crianças em atendimento no HUSM

Em atenção à necessidade de continuidade dos estudos e desenvolvimento intelectual durante a fase de tratamento hospitalar, a professora Jane Schumacher, vinculada ao Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) e também coordenadora substituta do curso de graduação Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG), ambos do Centro de Educação da UFSM (CE), coordena um projeto pedagógico de acompanhamento lúdico/educacional a crianças em atendimento ambulatorial (consultas) e em internação no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). A iniciativa, que conta com a participação de 16 acadêmicas voluntárias dos cursos de Pedagogia e Educação Especial do CE, oferece múltiplas atividades de interação em educação, arte e cultura, com diversas oportunidades tanto para as crianças, quanto para os educadores, que encontram no HUSM um ambiente de práticas e experiências (trans)formadoras.

Em entrevista concedida à equipe de comunicação do HUSM, a professora Jane afirma que “Através do curso de Pedagogia, as alunas são formadas para trabalhar na Educação Infantil e Anos Iniciais, e então surgiu a ideia de elas terem essas vivências no HUSM, com essas crianças que também estão frequentando a escola. É dar continuidade, no espaço hospitalar, às atividades que elas desenvolvem no seu cotidiano, em casa e em sala de aula.”

O trabalho desenvolvido pela professora Jane e seu grupo de estudantes voluntárias consiste em planejar tarefas para aproximadamente 20 crianças, conforme a faixa etária e escolaridade alcançada até a fase de tratamento hospitalar. As atividades como leitura, dobradura, pintura e cálculos são realizadas no período em que há o maior fluxo de atendimentos – de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 15h30 até as 18h. Lembrando que elas também são realizadas, no turno da manhã, na Turma do Ique – espaço de consultas e convivência para crianças que já receberam alta hospitalar e que seguem em tratamento contra o câncer.

Os pequenos são recebidos em um local decorado e ambientado exclusivamente para eles, com pinturas na parede, diversos jogos intuitivos e também uma televisão projetando conteúdo. Segundo a professora Jane, os pais reconhecem a importância do projeto e elogiam o trabalho da equipe, afirmando que as atividades evitam de a criança “desanimar durante a internação”. O feedback positivo também chega através da equipe médica e assistencial, conclui a professora Jane. Também integram o projeto as acadêmicas do CE, Dieniffer Ferrão e Marlá Veiga Eggres.

Fonte: Comunicação Social – HUSM/EBSERH