O Programa de Pós-graduação em Psicologia promove no dia 2 de maio uma aula aberta sobre “Atravessamento sensitivo na pesquisa social: o caso das práticas de conservação da biodiversidade no norte-amazônico”, às 13h30min no prédio 74B, sala 3322. O ministrante será o professor Drº Felipe Vargas, da UFRGS.
A aula aberta trará o tema da construção de sensibilidades metodológicas a campo, a partir das práticas de conservação da biodiversidade no norte-amazônico. O atravessamento sensitivo é composto, simultaneamente pela construção imanente de distintos modos de ver, tocar, cheirar, degustar e ouvir, bem como pela capacidade de converter produzir um sentido (abstrato) desta série de agenciamentos dos sentidos (corpóreos). A situação empírica que proporciona esta reflexão impõe, como requisito, a construção de uma metodologia de pesquisa com todos os agentes que participam do campo.
Vargas é Doutor em Sociologia (PPGS/UFRGS).,Mestre em Sociologia (PPGS/UFRGS), Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS), Integrante do grupo de Pesquisas TEMAS – Tecnologia e Meio Ambiente, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS), Integrante do Grupo de Pesquisa Ciências na Vida: produção de conhecimento e articulações heterogêneas (PPGAS/UFRGS), Integrante do Grupo Estéticas, Saúde e Processos de Subjetivação (Faculdade de Psicologia/UFSM), Integrante colaborador do Groupe dÉtudes Constructivistes (GECo) da Université Libre de Bruxelles (ULB).