Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Programa de Educação Tutorial – PET

PET cisa

O grupo PET Ciências Sociais Aplicadas (PET CiSA), é formado por três cursos da graduação – Comunicação Social – Produção Editorial, Meteorologia e História – da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), articula-se por um eixo inter, multi e transdiciplinar. Adota-se a perspectiva de aprendizado e participação coletiva, priorizando o compartilhamento de conhecimentos entre os diferentes cursos para a construção conjunta de novos saberes.

Os três cursos que o compõem tem como objetivo apresentar e interligar propostas à fim de que um complemente o outro. A conexão de conhecimentos destes três cursos destina-se a troca de saberes, visando constituir a relação entre a Universidade e a sociedade, norteado pela temática supracitada.
Em seu quinto ano, o PET Ciências Sociais e Aplicadas propõe, com seu planejamento, um crescimento tanto dos bolsistas, quanto da comunidade universitária e da sociedade em geral, uma melhora significativa nos cursos envolvidos com o intuito de ajudar na formação acadêmica tendo em vista conhecimento e aprendizado através de ensino-pesquisa-extensão.

Ao ser composto por estudantes de graduação, principalmente, de oriundos de comunidades populares urbanas, o grupo PET CiSA objetiva trabalhar com temáticas e situações tocantes a essas comunidades que, por vezes, tem suas demandas e fragilidades silenciadas. Assim, a cada ano, os petianos do grupo, juntamente com a tutora, debatem e selecionam um tema gerador que servirá de orientação para a proposição das atividades de pesquisa, ensino e extensão realizadas ao longo do ano. Em 2015, foi escolhido o tema Educação e Cidadania, compreendendo a educação como ferramenta primordial para a realização do processo de troca de saberes entre o petiano e o social, para a emancipação e empoderamento dos sujeitos.

O tema gerador, baseando-se nos três conceitos ensino-pesquisa-extensão, desdobra-se em eixos temáticos, elaborados através de discussões coletivas, que otimizaram o planejamento deste ano. Esses eixos são: diversidade, autonomia, políticas públicas, universidade, comunicação e ciência, mídias digitais e biometeorologia/meio ambiente. Essa separação surgiu a partir da necessidade de ampliação e aprofundamento do debate em cada eixo.

Contato: https://www.facebook.com/petcisa/

petcisa@gmail.com