Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Circuito Práxis Cultural: “Arte Contemporânea, Poder e Representação”

Técnico-Científicos Publicado: 22 agosto 2024 - 09:35 Última modificação: 22 agosto 2024 - 09:35 Ouvir

Complexo Multicultural Antiga Reitoria - Santa Maria

28/08/2024 20:00 - 28/08/2024 22:00

Descrição

O Coletivo Práxis convida para o Circuito Práxis Cultural, projeto cultural alusivo aos 25 anos de contribuições sócio-pedagógicas do Coletivo Práxis de Educação Popular, projeto de ensino e extensão vinculado ao Departamento de História da UFSM, o qual tem como principal atividade a oferta de curso preparatório para o ENEM a alunos de baixa renda de Santa Maria e região.

Com a pretensão de valorizar a arte e cultura popular local e os artistas independentes da cidade, o Circuito Práxis Cultural vem realizando desde abril oficinas ministradas tanto por arte-educadores(as) do Práxis quanto por arte-educadores(as) parceiros(as) do Coletivo. Inicialmente realizadas no Colégio Edna May Cardoso e voltadas para alunos da instituição, agora, as oficinas ofertadas no Circuito também passarão a ocorrer na sede do Práxis, localizada no Complexo Multicultural Antiga Reitoria da UFSM, na Rua Floriano Peixoto.

A segunda delas a realizar-se na região central da cidade é a de “Arte Contemporânea, Poder e Representação”, no dia 28 de agosto, às 20h00, ministrada pelo arte-educador Igor Carvalho de Rosa. A atividade visa trabalhar a representatividade negra nos espaços e debates artísticos da atualidade, a fim de ampliar os referenciais visuais e discursivos dos(as) participantes em relação a produções artísticas e culturais da população negra no Brasil e no mundo. A proposta é de que a partir da discussão os(as) participantes compreendam-se enquanto agentes sociais e políticos capazes de contribuir para a produção e reprodução de narrativas e visualidades contra-hegemônicas, além de que sejam instigados(as) à reflexão sobre os processos de produção artística e o uso de materiais tradicionais e suas aplicações, no trecho prático da oficina.

Quem é Igor? Igor é licenciado em Artes Visuais (UFSM) e mestrando em Educação (UFSM). Participou das exposições coletivas “Orgulho”, “Insurgências tardias” e “Denegrir” em âmbito nacional, além da Exposição Internacional “Arte como campo de batalha: marginalidade e resistência”. É membro fundador do Coletivo Arte Negra em Movimento e pesquisador do MIRARTE, grupo de pesquisa em Arte, Cultura Visual e Educação da UFSM. Seu trabalho enquanto artista explora as mais diversas dimensões da raça, da cultura e das políticas de representação no mundo contemporâneo e na Arte.

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/F8t8dtnVR1KVAAnZA

*A participação na oficina vale certificação com geração de ACG.

Acompanhe o Instagram do projeto e fique por dentro das novidades.

SOBRE O SERVIÇO:

LOCAL: Complexo Multicultural Antiga Reitoria (Rua Floriano Peixoto, 1184) – 1º andar, sala 102

DATA: 28/08

HORÁRIO: das 20h00 às 22h00

O Circuito Práxis Cultural é um projeto que conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo para sua realização, sendo contemplado pelo Edital Municipal de Artes e Economia Criativa Nº004/2023.

circuitopraxis.cultural@gmail.com

Complexo Multicultural Antiga Reitoria