Auditórios: Prédio 17 (Auditório do CCNE). Prédio 18 (Auditório da Química), Prédio 67 (ex-Trabalhando Pela Vida) e Salão Imembuí (Reitoria) - Santa Maria
19/10/2010 00:00 - 22/10/2010 00:00
Descrição
A Sereia Alternativa – vídeo oficial da SECOM
Um desvio no caminho tradicional
A palestra de encerramento da 35ª Semana de Comunicação da UFSM foi ministrada por um prata-da-casa: Marcelo Canellas, repórter especial da TV Globo radicado em Brasília, formado pela Faculdade de Comunicação Social (FACOS) no final da década de 1980. Representante de um meio tradicional e massivo, Canellas aparentava ser o nome mais destoante da proposta desta SECOM, a de mostrar um viés alternativo à comunicação tradicional. A impressão, contudo, se desfazia a cada minuto das suas longas reportagens que evidenciavam realidades brasileiras bastante comuns e que, por isso mesmo, não costumam ganhar espaço na grande mídia – como a fome. Os chamados “anti-furos”, nas palavras do palestrante.
Marcelo Canellas encontrou um auditório completamente lotado e muitos questionamentos – perguntas que variaram desde a curiosidade sobre seu estilo pessoal de fazer jornalismo (como a forma de abordar as fontes e conversar com elas) até sobre eventuais censuras sofridas internamente na Globo. O palestrante ainda aproveitou para lembrar os tempos em que presidia o Diretório Acadêmico Mario Quintana (DACOM) da UFSM, que hoje organiza a SECOM, e contar sobre como os estudantes de Jornalismo da FACOS puderam passar a ter um programa próprio na Rádio Universidade – nos idos dos anos 80, um protesto do Diretório incluiu a invasão do prédio da Reitoria, onde se localiza a Rádio, e um acampamento nos estúdios até que o reitor garantisse aos acadêmicos um espaço na emissora.
Cravejada de aplausos, a fala de Marcelo Canellas foi caracterizada pela intenção de fazer um jornalismo diferenciado, ainda que dentro dos meios tradicionais, seja pela temática, pela abordagem ou pelo enfoque conferido pelo repórter. Como maior exemplo desse desvio no que comumente aparece nas televisões, Canellas mostrou um trecho do programa Brasileiros, partido de uma ideia sua e que estreou este ano na grade da emissora – ainda que em horários mais difíceis de serem acompanhados pelo público, o fato de ter modificado a programação de um canal como a Globo já se tratou de “uma vitória”, na opinião do jornalista.
Programação
19/10
13:30 às 17:00
Credenciamento e Inscrições nas Oficinas.
LOCAL: FACOS, Prédio 21.
15:00 às 16:30
Aula Inaugural de Produção Editorial, com Aníbal Bragança
LOCAL: Auditório da FATEC, Prédio 67.
Os coletivos de comunicação popular na Arentina, com Celeste Silva.
LOCAL: Sala 5136, Prédio 21.
18:30
Cerimônia de Abertura.
LOCAL: Auditório da Química, Prédio 18.
19:30
Palestra de Abertura. “Os limites do impossível”, com Aldyr Garcia Schlee.
LOCAL: Auditório da Química, Prédio 18.
20/10
09:00 às 12:00
Oficina: Cerimonial e Protocolo, com Lana Campanella.
LOCAL: Salão Imembuí, Prédio da Reitoria.
Oficina: Criação Poética, com Orlando Fonseca.
LOCAL: Sala 2364, Prédio 74.
Oficina: História do Cinema, com Rogério Koff.
LOCAL: Auditório da FATEC, Prédio 67.
Oficina: Relações Públicas na Produção de um Evento Cultural, com Julia Munareto.
LOCAL: Sala 5136, Prédio 21.
13:30 às 15:30
Debate: “Jornalismo Popular como experiência-laboratório”, com Demétrio Soster e Márcia Amaral.
LOCAL: Auditório do CCNE, Prédio 17.
Palestra: “Comunicação Popular e Alternativa no Brasil: Práticas Democráticas da Comunicação Contemporânea”, com Leonardo Martins de Freitas.
LOCAL: Auditório da FATEC, Prédio 67.
16:00 às 18:00
Painel: “Político é produto? Sim e não”, com Mara Kunzler, Roberto Oliveira, Marielle Pereira Flôres e Camila Piccolo.
Local: Auditório do CCNE, Prédio 17.
Palestra: “TV OVO: há 14 anos trabalhando com comunicação comunitária em Santa Maria”, com Marcos Borba.
LOCAL: Auditório da FATEC, Prédio 67.
18:00
Palestra: “Comunicação e disputa de hegemonia”, com Vito Giannotti.
LOCAL: Auditório do CCNE, Prédio 17.
21/10
09:00 às 12:00
Oficina: Realização Audiovisual (Dia 1), com Beto Mattos.
LOCAL: Auditório do CCNE, Prédio 17.
Oficina: Jornalismo Literário no Cinema (Dia 1), com Paulo Roberto Araújo.
LOCAL: Sala 2364, Prédio 74.
Oficina: Planejamento de Campanha (Dia 1), com Patrícia Saldanha.
LOCAL: Sala 5136, Prédio 21.
Oficina: Maratona Fotográfica.
LOCAL: Encontro na FACOS Agência, Prédio 21.
Oficina: Uma viagem ao mundo do Rock: onde tudo começou e para onde vamos, com Márcio Grings.
LOCAL: Auditório da FATEC, Prédio 67.
13:30 às 15:30
Intervenção Artística: “Fluxo”, com Fernando Codevilla e Rafael Berlezi.
LOCAL: Teatro Caixa Preta, Prédio 40.
Palestra: “Tendências da Comunicação Organizacional: do Analógico ao Digital”, com Helaine Rosa.
LOCAL: Auditório do CCNE, Prédio 17.
Palestra: “Será que vale cinco centavos? Uma experiência em ficção seriada”, com Caroline Brum.
LOCAL: Auditório da FATEC, Prédio 67.
16:00 às 18:00
Palestra: “Jornalismo Independente: História e Aspectos Contemporâneos”, com Larry Wizniewsky.
LOCAL: Auditório do CCNE, Prédio 17.
Palestra: “Propaganda para Publicitários: como atrair um público tão exigente”, com Leandro Stevens.
LOCAL: Auditório da FATEC, Prédio 67.
18:00
Palestra: “Honduras: entre o Golpe de Estado e a Resistência Popular”, com Rodolfo Mohr.
LOCAL: Auditório do CCNE, Prédio 17.
Palestra: “O Cinema Latino-Americano e o Festival Internacional de Curtas de Oberá (Argentina)”, com Myriam Duarte.
LOCAL: Auditório da FATEC, Prédio 67.
22/10
09:00 às 12:00
Oficina: Realização Audiovisual (Dia 2), com Beto Mattos.
LOCAL: Auditório do CCNE, Prédio 17.
Oficina: Jornalismo Literário no Cinema (Dia 2), com Paulo Roberto Araújo.
LOCAL: Sala 2364, Prédio 74.
Oficina: Planejamento de Campanha (Dia2), com Patrícia Saldanha.
LOCAL: Sala 5136, Prédio 21.
Oficina: Breves notas sobre o Conto, com Walmor Santos.
LOCAL: Auditório da FATEC, Prédio 67.
Oficina: Redação Publicitária, com Pauline Fraga.
LOCAL: Sala 2375, Prédio 74.
Oficina: Stencil, com Thiago Boeno.
LOCAL: Encontro na frente da FACOS Agência, Prédio 21.
14:00 às 16:00
Palestra: “Jornalismo Esportivo Independente e a Copa de 2014”, com Douglas Ceconello.
LOCAL: Auditório da FATEC, Prédio 67.
Palestra: “Novas perspectivas da Comunicação Organizacional: os blogs corporativos internos”, com Rodrigo de Oliveira.
LOCAL: Auditório do CCNE, Prédio 17.
16:00 às 18:00
Palestra: “Publicidade Comunitária”, com Patrícia Saldanha.
LOCAL: Auditório do CCNE, Prédio 17.
18:00
Palestra de Encerramento: “A grande reportagem na TV e a realidade brasileira”, com Marcelo Canellas.
LOCAL: Auditório do CCNE, Prédio 17.
22:00
Festa de Encerramento e entrega do 3º Prêmio Anual de Comunicação (PANC).
LOCAL: Arena Pub.
OFICINAS
Breves notas sobre o Conto
Inscrição
1. INSCRIÇÕES ENCERRADAS.
2. Após preencher e enviar o formulário, deve-se efetuar o depósito na conta do Diretório Acadêmico Mario Quintana, a qual está em nome de Iuri Almeida Müller (informações abaixo). O valor de inscrição é: R$ 20,00. Para os que desejarem adquirir antecipadamente o ingresso para a Festa de Encerramento da SECOM, na qual será entregue o Prêmio Anual de Comunicação (PANC), o valor total a ser pago é de R$ 25,00 (inscrição + ingresso). Sempre lembrando que, para os que desejarem comprar o ingresso para a Festa apenas durante a SECOM, também será possível, mas ao valor de R$ 8,00.
3. O último passo é enviar o comprovante de pagamento (até o dia 15/10) para inscricao.35secom@gmail.com e aguardar a confirmação. O comprovante deve ser escaneado ou fotografado, desde que legível.
Informações
- Banco do Brasil
- Agência: 3058-9
- Conta: 33.755-2
- Variação: 01 (poupança)
- Importante: os depósitos e transferências devem ser feitos “para poupança”. Se a transação for feita para conta corrente, ela não será efetuada.
O valor de inscrição na 35ª Semana Acadêmica da Comunicação Social da UFSM é de R$ 20,00.
Se preferir, você pode adquirir a inscrição e o ingresso da festa do 3º Prêmio Anual de Comunicação (PANC) por R$ 25,00. O ingresso dá direito à entrada no Arena Pub, ao coquetel e ao show da banda santa-mariense, Projeto Pantana.
Os ingressos da festa também serão vendidos separadamente pelos organizadores, durante a SECOM, por R$ 8,00.