DEPARTAMENTO DE TURISMO (DTUR)
Secretaria
Apresentação
Apresentação
O Departamento de Turismo (DTUR) presta assistência aos Cursos de Graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo e Administração. Os/as docentes também atendem às demandas do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas.
No DTUR, os professores e professoras participam de grupos de pesquisa e extensão, ressaltando o grupo de pesquisa em Turismo e Patrimônio Cultural (TUPAC), com linhas sobre Gestão de Turismo, Patrimônio Cultural e Natural e Turismo, Cultura e Patrimônio Cultural e o Grupo de Pesquisa GovernançaTur – Governança e Arranjos Interorganizacionais no Turismo, bem como realizam trabalhos relacionados ao Observatório de Turismo, vinculado à Secretaria de Turismo do RS e participam não só do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Distrito Criativo Centro-Gare de Santa Maria, como também do Projeto Estratégico Geoparque Quarta Colônia, desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE). As suas pesquisas avançam as fronteiras do turismo, do turismo rural e do planejamento turístico, com investigação de temas sobre desenvolvimento territorial, gastronomia, patrimônio e identidade cultural, comportamento do consumidor, marketing, desenvolvimento regional, gestão e planejamento, memória, história, cinema, conteúdo audiovisual, comunicação e desenvolvimento sustentável.
O corpo docente do DTUR tem como objetivo a formação de um/uma profissional com perfil investigativo e contributivo, aptos/as para desenvolver atividades de diagnóstico, planejamento, agenciamento, criação, gerenciamento, execução e articulação nos mais variados segmentos de mercado do turismo. Ainda, que busque compreender a realidade, propondo situações-problemas, desafiando-se constantemente, estimulando reflexões e estabelecendo conexões entre o conhecimento adquirido e a prática. Para tanto, a matriz curricular é formada por disciplinas que compõem a parte fixa e flexível do currículo, levando em consideração a interação dos diferentes eixos de formação. Nesta perspectiva, os/as docentes buscam constantemente articular as diferentes áreas do conhecimento de modo interdisciplinar. Para promover esse diálogo, o curso conta com LATURIS – Laboratório do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, que foi criado por meio de um processo participativo, contando com o envolvimento dos/das acadêmicos/as desde o primeiro semestre, possibilitando essa integração entre a teórico e a prática. Devido à importância da inserção prática, os/as docentes também possibilitam as visitas técnicas, fundamentais na formação do/da profissional que trabalha na atividade turística.