DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA (DPSI)
Secretaria
Apresentação
Apresentação
O Departamento de Psicologia (DPSI) atende os Cursos de Graduação em Psicologia, Ciências Contábeis e Direito, assim como os Cursos de Graduação em Enfermagem, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, pertencentes ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Desenho Industrial, do Centro de Artes e Letras (CAL). Os/as docentes também atuam nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia, em nível de mestrado e doutorado acadêmico, Mestrado em Psicologia da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, na modalidade Multiprofissional, e Pós-Graduação – Especialização em Estudo de Gênero.
Dentro da estrutura do DPSI, além de salas e laboratórios, está alocada a Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia da UFSM (CEIP) que conta com profissionais clínicos, que, além de prestar atendimento à sociedade, supervisionam os/as alunos/as de graduação nos seus estágios curriculares. A clínica-escola é, dessa forma, um espaço para a implementação de práticas dentro do Curso, estando também vinculadas a ela projetos de pesquisa e extensão, com estudantes e professores/as, que atuam sob o viés da Psicanálise, da Teoria Cognitivo-Comportamental, entre outros. Destacam-se o Núcleo de Psicanálise, o Laboratório de Avaliação e Clínica Cognitiva, o Núcleo de Ações e Pesquisas em Saúde, o Projeto Transformar e o Projeto Enlaces.
Além das disciplinas básicas, do núcleo comum, são ofertadas disciplinas com ênfases curriculares em clínica e/ou com enfoque socioinstitucional. As metodologias de ensino dos/das professores/as do DPSI são diversas, incluindo desde aulas expositivo-dialogadas até uso de técnicas grupais e métodos interativos a fim de fomentar um debate construtivo que fortaleça o processo de ensino e aprendizagem. Todo o corpo docente busca ainda promover autonomia e a capacidade analítico-argumentativa dos/das acadêmicos/as, quesitos fundamentais para uma atuação ética e com responsabilidade social. Além disso, os/as docentes adotam uma postura crítica, sendo mediadores, facilitadores da aprendizagem e promovendo não só a interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão e como também a interdisciplinaridade entre diferentes áreas do conhecimento. Devido à relevância da prática, o PPC do Curso preconiza atividades prático-formativas, com vários estágios curriculares, sob orientação docente e supervisão local, que possibilitam a interlocução entre a aprendizagem teórica e o campo de atuação, envolvendo atividades de aprendizagem social, cultural, profissional e científica.
Haja vista o comprometimento do corpo docente, destaca-se o envolvimento nos mais variados grupos e/ou núcleos, integrando acadêmicos/as da graduação e da pós-graduação. Todos os grupos de ensino, pesquisa e extensão, somados aos estágios, têm como estratégica a formação integral do/a aluno/a, com habilidades e competências referentes à pesquisa e à prática profissional.