DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS (DCS)
Secretaria
Apresentação
Apresentação
O Departamento de Ciências Sociais (DCS) atende os cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais, como também Direito, Relações Internacionais, Psicologia, Serviço Social, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Também atende cursos de outros Centros da UFSM, como Enfermagem, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Desenho Industrial. Ainda, se envolve com os Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais, em nível de mestrado e doutorado, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Especialização em Estudo de Gênero.
O DCS conta com professores e professoras distribuídos/as nas três áreas de concentração: Antropologia, Sociologia e Ciência Política, combinando o suporte teórico com o processo de produção de conhecimento científico acerca da sociedade, nos âmbitos cultural, social e político. O aparato teórico-científico vem acompanhado de estratégias didático-pedagógicas, com núcleos e laboratórios de pesquisa, visando uma formação integral dos/as discentes, estudando temas, tais como: gênero, etnia, trabalho, educação, ambiente, desenvolvimento, cultura, política, dentre outros.
Como há formação em licenciatura, os/as docentes envolvem-se com as práticas pedagógicas, com o objetivo de aproximar o/a discente do seu processo formativo e do seu exercício profissional, propiciando não só um domínio teórico no âmbito das Ciências Sociais, dentre as suas três áreas, como também a elaboração de atividades voltadas à experiência didático-pedagógica no contexto das escolas, comunidades e da sociedade em geral. Os/as docentes também se envolvem com o Programa de Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), visando a integração entre a teoria e prática pedagógica ao longo do curso e o fortalecimento do ensino-aprendizagem.
Os núcleos, vinculados a docentes do DCS, oportunizam aos/às discentes atividades extensionistas e de iniciação científica. Os/as professores e os/as estudantes têm acessado recursos de incentivo à ciência, por meio de constante participação em editais de fomentos e de bolsas de estudo, junto a instituições, tais quais FIEX, FIPE, FAPERGS, CNPq, CAPES, entre outras. Portanto, tanto na licenciatura quanto no bacharelado, o corpo docente procura agregar maior conhecimento, possibilitando ao/a acadêmico/a competências de pesquisador/a, autonomia intelectual, criatividade, capacidade analítica e habilidade na utilização de ferramentas teóricas e metodológicas da área. Ainda todos e todas fomentam o uso de tecnologias, as metodologias abertas, a inovação, a interdisciplinaridade e o comprometimento com as questões éticas, sociais e cidadãs.
Grupos de Pesquisa e Núcleo de Estudos:
Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Gênero e Saúde (GEPACS)
Núcleo de Estudos Ferroviários do Rio Grande do Sul (NEFERS)
Núcleo de Estudos sobre democracia e desigualdades (NEDD)
Núcleo de Estudos Contemporâneos (NECON)
Núcleo de Pesquisa e Estudos em Ciência Política (NPCP)
Núcleo de Estudos sobre emoções e realidades digitais (NEERD)
Laboratório de Investigação Sociológica (LABIS)