DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO (DCCom)
Secretaria
WJS 3 | Etapa Brasil
Jornalistas e organizações de notícias em todo o mundo são confrontados com uma crise sem precedentes e multifacetada. Em muitos contextos, essa crise – sem paralelo na história dos meios de comunicação modernos – é vista como uma séria ameaça ao jornalismo e sua futura existência como uma instituição social de vital importância para a democracia e a governança. O Worlds of Journalism Study (WJS), um esforço coletivo de acadêmicos de mais de 110 países, coordenado a partir da Ludwig Maximilians Universität (LMU) – München / Alemanha, documentou essas transformações desde sua criação em 2007.
A pesquisa WJS3 dá continuidade ao projeto original, precedida de duas fases anteriores de estudo (WJS1 e WJS2) realizadas entre 2007 e 2011 (21 países participantes, 100 jornalistas entrevistados no Brasil) e entre 2012 e 2016 (67 países participantes, 376 jornalistas entrevistados no Brasil e um total de 27.500 jornalistas entrevistados em todo o mundo). Participam da terceira fase do trabalho colaborativo (WJS3) pesquisadores de mais de 100 países, dentre os quais o Brasil.
Organizado como uma rede de pesquisadores de todo o mundo, incluindo acadêmicos de uma ampla gama de países do Sul Global, o Worlds of Journalism Study baseia-se em mais de 15 anos de experiência em pesquisa comparativa e colaborativa. Para o estudo do risco e da incerteza no jornalismo, o WJS3 estabeleceu colaborações com as principais organizações internacionais preocupadas com o futuro do jornalismo, incluindo a UNESCO, Repórteres Sem Fronteiras e a Federação Internacional de Jornalistas.
Conheça mais sobre o projeto
Realização e Apoios