Na última terça-feira, dia 5, a professora Nara Bigolin, do Departamento de Filosofia da UFSM, recebeu o prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, concedido por um conselho deliberativo pluripartidário da Câmara dos Deputados. O prêmio foi concedido a três mulheres cientistas que se destacaram por suas contribuições para a pesquisa científica nas áreas de ciências exatas, ciências naturais e ciências humanas.
Nara é pesquisadora, filósofa, membro da Ordem Nacional do Mérito Educativo e pioneira na luta pela igualdade de gênero em olimpíadas de conhecimento. A docente é coordenadora do Movimento Meninas Olímpicas e do Torneio Feminino de Computação e colabora para a incorporação da ciência da computação no currículo da Educação Básica pública no Brasil.
O prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, nomeado em homenagem a essa importante cientista brasileira, é o reconhecimento da excelência da participação feminina na solução dos grandes desafios da humanidade e um estímulo à capacitação de mais mulheres cientistas.