Acontece nesta sexta-feira (7) a conferência “Guerra literária: Panfletos da Independência (1820-1823)”, promovida pelo Departamento de História da UFSM.
A conferência trata da série,composta por quatro livros, que apresenta a coleção de panfletos escritos à época da Independência do Brasil (1820-1823). A coleção não está completa, mas é muito mais do que amostra, se aproxima da totalidade dos panfletos que sobreviveram e que estão disponíveis nas principais bibliotecas, coleções e arquivos de Portugal, Brasil e Uruguai. O que estes panfletos revelam é um lado pouco conhecido da Independência, que na época se chamou de guerra literária, uma guerra travada desde a revolução liberal do Porto em 1820 até a Independência completa do Brasil, efetivada em 1823, com a libertação da Bahia. Essa guerra, mesmo que não sangrenta, se constitui como fonte indispensável para o entendimento dos grandes debates que marcaram a renovação de uma nação e o nascimento de outra.
A atividade será realizada pelo professor José Murilo de Carvalho, organizador da série, historiador e membro das Academias Brasileira de Ciências e de Letras.
O evento será no Auditório da Multiweb, sala 218 do Prédio da Reitoria, as 16h.