Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

NOTA INFORMATIVA SOBRE O ADIAMENTO DO RETORNO ÀS AULAS PARA O DIA 27/05/2024

*Emergência Climática no Rio Grande do Sul*

Prezados Chefes de Departamento, Coordenadores de Curso e Comunidade Acadêmica do CCSH da UFSM,

Diante dos desafios enfrentados devido à emergência climática na região central do Rio Grande do Sul, informamos que o retorno às aulas no Centro de Ciências Sociais e Humanas foi adiado para o dia 27/05/2024. Essa decisão foi tomada após a consideração dos seguintes pontos:

1. A manifestação dos estudantes, a partir do Diretório Central dos Estudantes, para um retorno em data posterior ao dia 27/05;

2. A participação de vários grupos do CCSH em ações de voluntariado em várias áreas afetadas pela crise climática;

3. A necessidade da Direção, dos Coordenadores de Curso, dos Chefes de Departamento e demais professores de organizarem uma volta às aulas com ações de acolhimento aos alunos;

4. O necessário debate sobre *_”Contribuições das Ciências Sociais e Humanas para o debate sobre mudanças ambientais a partir de um olhar sobre a catástrofe atual no RS”_*, que deverá impactar no repensar de currículos, na pesquisa e na extensão de nosso Centro.

Ressaltamos que, no momento do retorno, os alunos que não puderem comparecer às aulas presenciais poderão solicitar exercícios domiciliares, conforme a Instrução Normativa N. 007/2024/PROGRAD/PRPGP/PRE/CEBTT DE 15 DE MAIO DE 2024, que regulamenta o retorno das aulas e atividades acadêmicas na UFSM (https://portal.ufsm.br/documentos/publico/documento.html?id=15065427).

Na semana de retorno, a partir de 27/05, serão priorizadas ações de acolhimento dos discentes e discussão da crise climática. E recomendamos não serem realizadas atividades avaliativas.

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos neste momento desafiador. Pedimos que se cuidem e mantenham-se seguros.

Atenciosamente,

Direção do Centro de Ciências Sociais e Humanas