A Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) promoveu a 30ª edição do evento Jornadas de Jovens Pesquisadores, nos dias 11, 12 e 13 de outubro. Ao todo, 675 projetos foram apresentados na Universidade Nacional de Assunção (UNA), no Paraguai. O festival científico tem o objetivo de reunir estudantes de toda a América Latina para proporcionar sua integração por meio dos trabalhos desenvolvidos em suas respectivas Universidades, impulsionando uma troca de conhecimento de caráter científico-acadêmico entre jovens de diferentes países. Na edição deste ano, o tema foi “Investigação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável”, e a UFSM teve 19 estudantes participando, com 5 trabalhos premiados.
O discente do curso de Serviço Social, Matheus da Silva, relata que era o único aluno brasileiro de seu curso, e que gostaria de ver uma participação maior do Serviço Social. Ele afirma que a experiência foi essencial, pois em sua profissão o Assistente Social deve buscar aprimorar seus conhecimentos para atender melhor os usuários e entender suas demandas de forma consciente. “Para mim foi uma troca inexplicável e fundamental em minha formação acadêmica, pois proporcionou me conectar com estudantes de diversos cursos e de toda a América Latina”, conta. Assim como outros tantos alunos, Matheus apresentou seu trabalho, “Estratégias Pedagógicas para a formação em Serviço Social: Laboratório de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos para o Serviço Social Brasileiro”, que trata de investigar as estratégias pedagógicas para seu curso.
O evento Jornadas de Jovens Pesquisadores ocorre anualmente desde 1993, e tem a prioridade de “formar profissionais adequados e cidadãos comprometidos com a realidade atual do continente latinoamericano”.
Texto por: Giulia Maffi