Na próxima terça e quinta-feira, dias 7 e 9 de junho, ocorrem as reuniões da Comissão Central do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) com as chefias do CCSH. O objetivo é fomentar a discussão em torno dos sete desafios e coletar insumos para a elaboração dos objetivos institucionais que constarão no mapa estratégico da UFSM.
O encontro será na sala 4430, 4º andar do prédio 74C, com início às 14h. Para cada um dos dias, há uma lista de presença específica, por isso, é pedido para que cada chefe(a) de unidade, coordenador(a) e secretário(a) verifique em qual dos dias deverá comparecer.
Comissões do PDI
O processo de elaboração do PDI, que será vigente entre 2016 e 2026, é coordenado por três comissões de trabalho.
A primeira delas é a Comissão Central, cuja função é supervisionar o andamento da criação do PDI e as atividades dos grupos temáticos. Além disso, tem o papel de divulgar informações relacionadas ao Plano nas suas unidades e no Conselho Universitário (Consu), bem como de aprovar e encaminhar o Plano para aprovação pelo Consu.
Os membros da Comissão Central foram nomeados pela portaria nº. 78.265, de 5 de fevereiro de 2016. Fazem parte dela, o reitor e o vice-reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann e Paulo Bayard Dias Gonçalves, respectivamente, além dos oito pró-reitores da Instituição: José Carlos Segalla, da Pró-Reitoria de Administração; Clayton Hillig, de Assuntos Estudantis; Teresinha Heck Weiller, de Extensão; Martha Bohrer Adaime, de Graduação; Paulo Renato Schneider, de Pós Graduação e Pesquisa; Frank Leonardo Casado, de Planejamento; Eduardo Rizzatti, de Infraestrutura; e Neiva Maria Cantarelli, de Gestão de Pessoas. Compõem esse grupo, ainda, os diretores das unidades de ensino da UFSM.
Outra comissão é a executiva. Tem por atribuições organizar e executar o processo de elaboração do PDI conforme a metodologia aprovada pela Comissão Central; consolidar informações e documentos gerados pelas comissões temáticas; e elaborar o documento e o relatório finais do Plano para avaliação do Consu. Fazem parte desta comissão Frank Leonardo Casado, Fernando Pires Barbosa, Cristina Izabel Moraes Bolzan e Carmen Cristina Suptitz, todos membros da Proplan.
Por fim, a Comissão Temática, responsável pela elaboração de capítulos específicos do documento do PDI. Ela é subdividida em sete comissões: Planejamento e Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; Infraestrutura; Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia; Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental; e Política de Comunicação.
Com informações do site do Plano de Desenvolvimento Institucional.