Promovido pelo Departamento de Filosofia da UFSM e organizado pelo Prof. Róbson Ramos dos Reis, o seminário “games&filosofia :: pensar, pesquisar, produzir e poetar – onto-poética dos games” acontece no dia 21 de maio, das 9 ás 12 horas, na sala 2323 do Prédio 74A, com a participação do professor Luís Carlos Petry, do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC/SP.
O Seminário tem como objetivo refletir acerca da constituição e evolução das estruturas poéticas e ontológicas presentes nos jogos digitais, além de: identificar os elementos básicos e estruturais de elementos poéticos e ontológicos presentes jogos digitais atuais; classificar os elementos poéticos e ontológicos, a fim de permitir uma compreensão mais alargada da questão da cognição dos sujeitos humanos no campo dos jogos digitais; organizar os sistemas encontrados a partir dos critérios da lógica e da semiótica das matrizes da linguagem e pensamento; estruturar os requisitos metodológicos mínimos para a concepção, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais que estejam pautados pelos pensamentos poéticos e ontológicos; discutir os conceitos e as metodologias utilizados nos jogos digitais que se estruturam ao redor da poesia para a promoção de suas narrativas; e definir o conceito de poesia nos jogos digitais e relacioná-lo com o conceito ontológico de jogo acadêmico.
Os jogos temáticos que serão abordados são: Monstrey of Dordrecht, Qumulus, Dear Esther, The Path, Flower, Journey e Labirinto Artístico-Filosófico 1260. Não será necessário realizar inscrição e, aos que solicitarem, será fornecido certificado de participação de 3 horas.