Orientadas pelo professor Sérgio Madruga, as estudantes de Ciências Contábeis do CCSH Bianca Alves, Juliana Hoch e Thainá Nichelle conquistaram nessa madrugada o segundo lugar na 1ª edição da Copa do Mundo Contábil, realizada na Universidade de São Paulo. Outra equipe da UFSM também chegou entre as oito finalistas (Arthur Vielmo, Alexander Machado e Júlia de Mello, com o professor Ney Júnior).
As equipes eram nomeadas com países que disputaram a Copa do Mundo de Futebol. A equipe de Sérgio era a França e a de Ney, a Rússia. Bianca Alves, da França, vice-campeã, contou que a experiência foi gratificante.
– Foi uma experiência muito boa. Foi muito bom se desafiar a alcançar os resultados. Tenho muito orgulho de ter representado a UFSM. O sentimento é de gratificação.
Os conteúdos exigidos na Copa eram sobre situações cotidianas de um contabilista, como elaborar balancetes, calcular folha de pagamento e encargos, verificar saldo de contas, entre outros. Mas Bianca garante que, a maioria dos assuntos, elas já tinham aprendido em aula.
A Copa do Mundo Contábil surgiu com o objetivo de promover e difundir o estudo contábil, assim como proporcionar a integração de estudantes de diferentes regiões. As equipes, 32 no total, participaram da competição após passar pelo processo de inscrição
Antes da final, ainda aconteceram duas outras fases. A primeira, que 16 se classificavam e a segunda, que definia quais seriam as oito finalistas. A final ocorreu ontem, durante o XV Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Foi a única fase presencial, teve início às 9h e os vencedores foram anunciados por volta da meia-noite.
As vice-campeãs receberam, como premiação, um curso EAD da Fipecafi podendo escolher entre “Análise de Viabilidade Econômica de Projetos”, “Ética para Profissionais de Contabilidade”, “Mercado Financeiro” ou “Orçamento Empresarial” e o professor recebeu uma licença do Account – sistema usado na competição –, até o segundo semestre de 2018, para utilizar nas suas disciplinas.
Texto: Juan Grings, estudante de jornalismo do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do CCSH
Fotos: Divulgação