Na próxima terça-feira, dia 15, a partir das 14h, na sala 2323 do prédio 74A, será realizado um debate sobre a violência de gênero na universidade. O evento contará com palestras das professoras Camila Barbosa, Mitiele Seixas da Silva e Nara M. Figueiredo, do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
O encontro tem como principal objetivo apresentar e discutir o Protocolo de Enfrentamento à Violência de Gênero, elaborado pela Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Esse documento visa fornecer diretrizes para reconhecer, prevenir e enfrentar situações de violência de gênero em espaços acadêmicos e profissionais, promovendo um ambiente mais equitativo e seguro na comunidade de praticantes da filosofia acadêmica nacional. Essas recomendações não contém intenções repressoras ou punitivas, mas visam primordialmente demonstrar que a comunidade filosófica reconhece a existência de boas e más práticas a respeito do tema, e que é importante seguir as boas práticas para tornar o ambiente mais justo e seguro.
Durante o evento, as professoras irão abordar diversas temáticas. A professora Camila Barbosa falará sobre a questão da desigualdade de gênero nas humanidades, apresentando dados de pesquisas empíricas e evidenciando o desafio enfrentado pelas mulheres. Já a professora Nara M. Figueiredo abordará as micro agressões de gênero, sobre como elas criam ambientes hostis e sobre possíveis estratégias para lidar com essas questões no cotidiano acadêmico. Por fim, a professora Mitiele Seixas da Silva discutirá o Protocolo de Enfrentamento à Violência de Gênero, além de trazer reflexões sobre a composição do cânone filosófico e seus impactos na exclusão de perspectivas femininas da história da filosofia e, consequentemente do conhecimento e da ciência de modo geral.
A iniciativa busca ampliar o debate sobre equidade de gênero, tanto na Filosofia quanto em outras áreas do conhecimento, além de contribuir para a construção de uma cultura universitária mais inclusiva e respeitosa.
A participação é aberta a toda a comunidade acadêmica, e a presença de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos é incentivada.