Os professores da Universidad de la República (UDELAR) Alejandro Noboa e Fernando Alonso estão realizando uma visita na UFSM entre os dias 25 e 27 de março, com vistas a consolidar a colaboração entre as instituições por meio de convênios e parcerias.
Nesta terça-feira (25), os docentes foram recebidos, no Gabinete do Reitor, pela Vice-Reitora da UFSM, professora Martha Boher Adaime, e no CCSH pelos Diretores, Sheila Kocourek e José Martinho Rodrigues Remedi. Após a recepção, Noboa participou de uma reunião de alinhamento com o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP). Nas ocasiões foram apresentadas oportunidades que podem potencializar a parceria entre as instituições.
Já Alonso, que coordena a Unidade de Comunicação da Sede de Salto do CENUR/UDELAR, realizou uma visita técnica aos núcleos da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, acompanhados pela Coordenadora de Comunicação, Solange Prediger, e equipe. Na ocasião, foram realizadas trocas quanto a estrutura de comunicação das Universidades, sendo apresentados pela equipe da UFSM os projetos em andamento, principalmente no que tange às Rádios e TV Campus, foco de interesse do docente Uruguaio. Também está prevista uma visita técnica ao Centro de Convenções, e reunião com a equipe da Coordenadoria de Comunicação e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão.
A professora Mônica Elisa Dias Pons, do Departamento de Turismo do CCSH, responsável pela recepção dos docentes na UFSM, também planejou uma visita técnica à região turística, contemplando o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA), Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (CONDESUS), e Museu do Imigrante Italiano de Vale Vêneto.
Ainda estão previstos dois momentos com discentes: no dia 26, Alonso realizará uma conferência para acadêmicos de graduação do Curso de Gestão de Turismo, na sala 3128 do Prédio 74B. O acesso a interessados será liberado, conforme disponibilidade de lugares. Já Noboa, no dia 27, realizará uma conferência intitulada “Norman Denzin: La Investigación Cualitativa como Acto de Liberación y Creatividad“, às 18h30, no Auditório do CCSH.
A visita faz parte da Escala Docente AUGM.