Após a mudança do curso de Direito do Prédio da Antiga Reitoria para o prédio 74B do Campus da UFSM, fotografias que integravam 16 quadros de formatura de turmas de ex-alunos do curso de Direito das décadas de 70 e 80 foram transferidos para o CCSH. Os quadros, que estavam depositados no Garajão da UFSM, anexo à Antiga Reitoria, em estado de conservação precário, com cupins, entraram em processo para serem restaurados.
A primeira ação realizada para iniciar o processo de restauração foi em 2023 com uma análise do estado de conservação dos 16 quadros e fotografias, seguidos da elaboração de um parecer organizado pelos servidores Técnico-Administrativos e mestres em Patrimônio Cultural pela UFSM Bernardo Duque de Paula (Museólogo/PRE), Alberto Brilhante Wolle (Arquiteto/PROINFRA) e Cristina Strohschoen (Arquivista/DAG). Após ser aprovado pelo Colegiado do Curso de Direito, iniciou-se o processo de restauração que foi elaborado nas seguintes etapas: registro fotográfico dos quadros; arquivamento, descrição, indexação e digitalização das fotografias analógicas; publicação do objeto digital no Repositório Fonte UFSM e posterior eliminação da moldura dos quadros, que estavam totalmente danificados.
A ação integra o projeto de extensão “Social e Humanas em Foto: Preservação, Acesso e Educação Patrimonial” que tem como objetivo aplicar a fotografia como dispositivo de valorização do patrimônio cultural do município de Santa Maria, incluindo o resgate de documentos iconográficos de ações sociais e humanas promovidas por projetos executados no âmbito do CCSH no perímetro do Distrito Criativo Centro Gare.
Durante o processo de restauração, 243 fotografias que estavam coladas no vidro foram descoladas, 19 fotografias que estavam aderidas à madeira e feltro foram restauradas e 438 molduras que estavam infestadas por térmitas foram eliminadas.
Como resultado da atividade, 702 fotografias de 16 quadros de formatura foram restauradas e preservadas e uma oficina de educação patrimonial foi realizada com alunos do 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Ramos Castro.
Texto: Luísa Soccal, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCSH.
Fotos: Cristina Strohschoen