Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

UFSM recebe Professora Jânia Maria Lopes Saldanha para ministrar aula magna

Na última terça-feira (17), o curso de Relações Internacionais recebeu a Professora Doutora Jânia Maria Lopes Saldanha (UNISINOS) para ministrar uma aula magna com o tema: “Responsabilidade social das empresas transnacionais”. O início da aula foi marcado por uma homenagem ao Pró-Reitor Jorge Luiz da Cunha, falecido em agosto. Na homenagem, a professora destacou e agradeceu as contribuições de Cunha para a UFSM e para a educação no Brasil.

Ao longo da palestra, a professora Jânia, que recentemente recebeu o título de livre-docente pelo Instituto de Relações Internacionais da USP, discutiu o impacto e as responsabilidades das empresas transnacionais em crises econômicas, violação de liberdades públicas e no modo de vida da população global, além de explorar a relação dessa responsabilidade com os direitos humanos. “As pessoas procuram a justiça embora os canais de acesso à justiça são difíceis. Imaginem as vítimas de Brumadinho, de Mariana, de Chernobyl(…), todas vítimas de empresas transnacionais… a gente poderia ficar o resto do dia citando exemplos de violações de direitos humanos cometidos por essas empresas”, comentou Jânia ao relembrar momentos em que a população sofreu com o descaso dessas corporações em relação aos direitos humanos.

A aula foi finalizada com um momento de perguntas e respostas entre os alunos e a professora, que respondeu os questionamentos e curiosidades dos estudantes a respeito dos temas abordados durante a palestra. Ao fim de sua fala, a docente, aposentada da UFSM em 2019, agradeceu os alunos e expressou sua felicidade em poder retornar à Universidade e fazer parte deste momento de troca de saberes.

Texto e fotos: Luísa Soccal, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCSH