Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Caduceu Jr. completa 20 anos: Desde 2004 assessorando a área financeira de empresas

No mês de Junho, a Empresa Júnior Caduceu Jr. completou 20 anos prestando serviços de gestão financeira e contabilidade para empresas de micro e pequeno porte, pessoas físicas e Empresas Juniores. A Empresa Jr vinculada à UFSM atualmente possui uma equipe multidisciplinar com 33 alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Economia, além de um aluno do curso de Direito, orientados pelo docente do departamento da Ciências Contábeis, Cristiano Sausen.

A Caduceu Jr foi criada por um grupo de estudantes do curso de Ciências Contábeis, com o objetivo de aplicar, de forma prática, os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula. Atualmente, tem o propósito de capacitar e desenvolver empreendedores interessados no desenvolvimento social e que proponham soluções eficientes ao mercado.

Os serviços prestados pelo projeto consistem em planejamento financeiro, o MEJestor (ferramenta de gestão financeira online desenvolvida para empresas juniores), atendimento do Microempreendedor Individual (MEI) para a regularização da profissão, apoio fiscal na regularização de micro e pequena empresas, e serviços na Declaração de Imposto de Renda para pessoas físicas.

A presidente da Caduceu Jr e aluna de Ciências Contábeis, Maria Eduarda Lopes, afirma que durante esses 20 anos a empresa Jr. firmou diversas parcerias que geraram o reconhecimento nacional. Ela explica sobre a parceria, constituída desde 2013, com a Receita Federal: “Nós somos um núcleo de apoio fiscal da Receita Federal, inclusive foi um dos primeiros criados do Brasil. Com esse Núcleo começamos a prestar alguns serviços gratuitamente”.

Outra parceria importante para a Empresa foi realizada em 2018, “fechamos a parceria com o SEBRAE, que rendeu muitos projetos e a Caduceu ficou verdadeiramente reconhecida nacionalmente”. Ainda no ano de 2018 a empresa Jr. foi convidada para uma reunião com a ONU, em São Paulo, para debater sobre o impacto da Caduceu Jr. na cidade de Santa Maria por meio dos serviços de assessoria dos Microempreendedores Individuais (MEI).

Você sabia?

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma forma do empreendedor se formalizar, com um CNPJ. Uma vez formalizado como MEI, o empresário pode emitir notas fiscais, abrir conta empresarial, ter acesso a empréstimos, contribuir para a aposentadoria e receber benefícios de seguridade social.

De acordo com a presidente: “No ano que fechamos a parceria com o SEBRAE, a Caduceu foi nominada em um artigo da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios que trouxe muita visibilidade. Em 2013 vencemos o prêmio AMBEV de Empresas Juniores, que a parceria com a Receita Federal nos rendeu. Foi algo muito legal porque foram 133 cases inscritos nesse prêmio e a Caduceu Jr recebeu o primeiro lugar”.

A inovação de serviços é uma das características das Empresas Juniores, segundo a presidente neste ano a Caduceu Jr. quer passar a oferecer novos serviços “queremos iniciar no Planejamento Financeiro para Startups, já que teremos oportunidades principalmente dentro UFSM, que tem um centro de startups, além de notar a falta de um guia financeiro para essas empresas. Queremos voltar a realizar levantamento patrimonial, em 2019 fizemos esse serviço para a Unicred”.

Outra atividade que a empresa planeja voltar a realizar é o Natal Júnior, criado desde a fundação da Caduceu Jr, campanha realizada no natal, em que a equipe escolhia uma instituição sem fins lucrativos para realizar brincadeiras. “A ação aconteceu por muitos anos, desde que foi criada até 2018, este ano queremos voltar a fazer, porque também temos que ter um viés social”, explica a aluna.

Sobre a importância de participar de uma empresa Jr. para a formação acadêmica dos estudantes, Maria Eduarda afirma: “Eu acho que já não basta mais só fazer uma graduação, você precisa realmente ser capacitado naquela área. Em uma empresa júnior, além de realizar projetos e colocar na prática o conteúdo teórico, você ganha muita noção sobre liderança, comunicação e o desenvolvimento empresarial”.

A presidente conta também como está sendo sua experiência em participar da Caduceu Júnior: “Queria muito me inserir em um grupo que fosse como uma família dentro da UFSM, queria criar conexões verdadeiras. E a Caduceu é uma família grande e unida por um propósito. Na presidência ou na diretoria um problema pode vir e tenho que saber lidar com ele e fazer com que tudo esteja bem, e garantir a segurança da Empresa Júnior. Na Caduceu desenvolvi muito a minha liderança, a comunicação e a questão de solucionar problemas”.

Texto por: Júlia Almeida

Imagens: Acervo da Caduceu Jr