Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Nota Comemorativa – 54 Anos do CCSH

Hoje (05 de Junho), celebramos com orgulho os 54 anos do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da Universidade Federal de Santa Maria. Fundado em 1970, o CCSH se consolidou como o maior Centro de Ensino da UFSM, oferecendo 23 cursos de Graduação e 14 Programas de Pós-graduação, distribuídos em 12 departamentos.

Este marco chega em um momento de desafios sem precedentes, especialmente devido aos impactos das enchentes de Maio de 2024. Esta calamidade pública trouxe grandes dificuldades, mas também ressaltou a importância vital das Ciências Sociais e Humanas. Nossos campos de estudo são essenciais para a intervenção, análise e prevenção dos impactos sociais dessas tragédias, proporcionando soluções que promovem a resiliência e a recuperação das comunidades afetadas.

Reafirmamos nosso compromisso com uma educação inclusiva, de excelência e socialmente referenciada, que é fundamental para a formação de todos os sujeitos de direitos humanos. Esta formação é indispensável para a promoção da dignidade humana, a recuperação da economia, dos empregos e da renda. A vivência da cidadania e da democracia social, econômica e cultural está intrinsecamente conectada à garantia de direitos, sendo a educação um dos pilares fundamentais.

Acreditamos que, juntos, podemos superar qualquer desafio e continuar a contribuir significativamente para a sociedade. A força da nossa comunidade acadêmica e o espírito colaborativo são fundamentais para a construção de um amanhã mais próspero.

Parabéns ao CCSH pelos seus 54 anos de excelência e dedicação. Continuemos a avançar com coragem e determinação, sempre em busca de um futuro melhor para todos.

Sheila Kocourek (Diretora do CCSH) e José Martinho Rodrigues Remedi (Vice-Diretor do CCSH)
Direção do Centro de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Federal de Santa Maria