Em 2023, os cursos de mestrado em Serviço Social e doutorados em Direito e Gestão de Organizações Públicas foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A criação de novas Pós Graduações é resultado do esforço coletivo de docentes preocupados com a educação e pesquisa de qualidade.
Para os egressos de graduação que buscam a qualificação na sua área e são interessados nas mudanças e inovações de seu ramo profissional, a Pós Graduação é um dos caminhos que pode ser seguido. Por meio dos cursos de Pós Graduação oferecidos, a UFSM prepara profissionais capacitados para o mercado de trabalho, realiza contribuições no campo científico, e proporciona oportunidades para aqueles que buscam o ensino de excelência após a conclusão da graduação.
O CCSH oferece 21 cursos de Pós Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) que buscam aprofundar os estudos concluídos na graduação, além de formar profissionais e pesquisadores qualificados no meio científico, tecnológico e profissional. A aprovação de novos programas de Pós Graduação proporciona possibilidades para diferentes áreas do conhecimento, além de reforçar o papel do Centro na promoção do conhecimento e da pesquisa de qualidade.
Conheça mais sobre os cursos aprovados:
Mestrado Serviço Social e Políticas Públicas
O mestrado de Serviço Social e Políticas Públicas contará com as linhas de pesquisa “Trabalho e Políticas Públicas” e “Serviço Social e Formação Profissional”. O curso tem como objetivo formar docentes e pesquisadores que possam contribuir na área do serviço social, com uma visão global e humanista para a produção de conhecimento inovador.
Segundo o docente e responsável pela proposta do Programa de Pós Graduação em Serviço Social, Fabio Jardel Gaviraghi, em 2018 foi formada a comissão de docentes para iniciar o projeto do curso, e em 2020 foi aprovado em todas as instâncias da Universidade, “porém com a questão da pandemia, e naquele ano a Capes não abriu para submissão de novos projetos, esse projeto foi submetido somente em 2022”. Em 26 de dezembro de 2023 foi publicada a portaria de autorização para a criação do curso, e a previsão é que o ingresso de novas turmas acontecerá ainda em 2024.
De acordo com Gaviraghi, o programa será o pioneiro na pós graduação na área de serviço social do interior do estado: “Era uma demanda da comunidade acadêmica, agora podemos ampliar a qualificação dos nossos egressos e de outros profissionais do Serviço Social e áreas afins, com a possibilidade de agregar outras áreas de conhecimento das Ciências Sociais e Humanas”.
A docente do Departamento de Serviço Social, Cristina Kologeski Fraga, comenta sobre o fortalecimento da área com a criação do programa: “Esse mestrado fortalece a nossa área. Traz a possibilidade de nos multiplicarmos em termos de produção de conhecimento”. Segundo Fraga, a aprovação da Pós Graduação envolve o trabalho e os esforços coletivos do curso, além de promover a produção de conhecimento na área específica do Serviço Social dentro da UFSM.
Doutorado em Direto
O Programa de Pós Graduação em Direito (PPGD) foi criado em 2013 na modalidade de mestrado acadêmico, com foco na área de conhecimento dos “Direitos Emergentes na Sociedade Global”. O doutorado foi aprovado ano passado com o objetivo de formar pesquisadores qualificados para a pesquisa avançada em temas da sociedade global. A Pós Graduação trabalha com três linhas de pesquisa: “Direitos da sociobiodiversidade: desenvolvimento e dimensões da sustentabilidade”, “Direitos na sociedade em rede: atores, fatores e processos na mundialização” e “Acesso global à justiça: soluções plurais em sociedades democráticas”.
Segundo o docente e coordenador do Programa de Pós Graduação em Direito, Rafael Santos de Oliveira, a aprovação do doutorado aconteceu devido à mobilização do corpo docente na consolidação das pesquisas e na elevação do conceito do mestrado, “um requisito da CAPES, é que apenas cursos de Mestrado com conceito igual ou superior a 4 podem apresentar projetos para doutorado”. De acordo com o docente foi um processo difícil devido às exigências institucionais e da CAPES, “mas felizmente nosso projeto teve o seu mérito reconhecido e fomos um dos poucos novos cursos de Doutorado em Direito aprovados no país no ano passado”, declara o coordenador.
Desde sua criação, a PPGD segue influenciando o cenário acadêmico, profissional e científico da região. Sobre a qualidade do ensino e pesquisa realizada na UFSM, Oliveira afirma: “Nesses 10 anos já tivemos muitos alunos que ao concluírem o curso encontraram rápida inserção no mercado de trabalho como docentes”. A aprovação do doutorado consolida a qualificação das pesquisas e a capacitação de mestres em direito, “esperamos que os nossos futuros egressos do Doutorado possam atuar no Ensino Jurídico, desenvolver pesquisas e/ou ações de políticas públicas em instituições públicas e privadas que necessitem de profissionais do campo jurídico”.
Doutorado em Gestão de Organizações Públicas
Desde 2011 o Programa de Pós Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP) atua na qualificação de profissionais da área pública por meio do Mestrado Profissional. Aprovado no final de 2023, o Doutorado Profissional da área tem previsão para iniciar a primeira turma no segundo semestre deste ano. O programa possui três linhas de pesquisa: “Ferramentas de avaliação e controle de Gestão Pública”, “Inovação e Modernização de Sistemas e Processos Administrativos” e “Pessoas e sociedade”.
De acordo com o docente e coordenador do programa, Leander Luiz Klein, o projeto para criação do curso foi submetido em janeiro de 2023, sendo necessárias rodadas de reuniões e ajustes na área para a aprovação. “Todo o esforço que fizemos, o ano de ansiedade e questões a serem resolvidas – como o recurso que elaboramos diante da resposta negativa que tivemos na primeira avaliação – foi gratificante, porque no fim conseguimos a aprovação do doutorado”, afirma Klein.
O Doutorado em Gestão de Organizações Públicas tem caráter de ensino profissional, se tornando o primeiro com esse enfoque na área de Gestão Pública do Estado do Rio Grande do Sul. O Doutorado Profissional é uma modalidade com enfoque no ensino de temas, técnicas e processos que atendam as demandas do mercado de trabalho no setor público. Segundo o coordenador, “na área de gestão e é o primeiro curso envolvendo mestrado e doutorado profissionais dentro da instituição. Acredito que a criação e a aprovação desse curso vai contribuir para a UFSM no sentido de proporcionar um ensino de qualidade para a comunidade”.
O perfil de alunos esperado para ingressar no Programa é de profissionais que trabalham em Instituições Públicas Federais, Estaduais ou Municipais, mas não se limitando a elas, “pessoas que queiram desenvolver e construir um conhecimento acadêmico e profissional aplicado às organizações e instituições, que sejam curiosos, participativos e com vontade de aprender e pesquisar seu entorno, as atividades e o dia a dia delas, as organizações públicas””, afirma o coordenador.
Pós Graduação na UFSM
A Pós Graduação é oferecida nas modalidades Stricto Sensu (Mestrado, Doutorado) e Lato Sensu (Especialização e Residência). Os cursos Stricto Sensu buscam formar recursos humanos capacitados na aplicação de conhecimentos científicos e de inovação. Na modalidade Lato Sensu os cursos visam atender demandas específicas de especialização profissional. Confira os cursos oferecidos pela UFSM através do link.
Ingresso na Pós Graduação
O ingresso nos cursos acontece por meio da Seleção Pública e via Convênios (para candidatos estrangeiros). Na Seleção Pública são publicados editais no site da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP), conforme calendário acadêmico da UFSM. Para candidatos estrangeiros o ingresso pode ser realizado por meio de programas de agências de fomento como CAPES e CNPq. Para saber mais sobre as formas de ingresso acesse o link.
Texto por: Júlia Almeida