Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

NOTA À COMUNIDADE DO CCSH

A Direção do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM, vem por meio desta nota reconhecer que falhamos ao não priorizarmos uma melhor divulgação, suporte e monitoramento da adesão das coordenações de curso de graduação e pós-graduação ao “Edital de chamamento público para Ações Afirmativas de concessão de bolsas de estudo e permanência para cursos de graduação e programas de pós-graduação das IES públicas e privadas – 2022”, aberto pelo Grupo Carrefour, ação resultante do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS) e o Grupo Carrefour. O público alvo deste edital foi estudantes negras e negros das Instituições de Ensino superior dos cursos presenciais de graduação e programas de pós-graduação.

Essa é uma das pautas mais importantes e legítimas a ser enfrentada pela sociedade brasileira na luta pela reparação histórica das mazelas da escravidão em nosso país. É papel de um Centro de Ciências Sociais e Humanas estar sempre atento e presente nessas lutas.

Também gostaríamos de reforçar que sempre estaremos abertos ao diálogo com todos e todas que desejarem discutir essas pautas, assim como estamos sempre prontos a reconhecer nossos eventuais equívocos e prontamente tentar repara-los.

Por fim, mais que solidários, gostaríamos de nos colocar ao lado da luta antirracista.

Santa Maria, 05 de outubro de 2022.

Direção do Centro de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Federal de Santa Maria