UFSM promove curso TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO: REALIZAÇÃO LIVES PARA AULAS, AULAS ABERTAS, WEBINAR E EVENTOS.
Publicado em
Hoje , 30 de outubro, é o último dia de inscrições para o curso de capacitação TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO: REALIZAÇÃO LIVES PARA AULAS, AULAS ABERTAS, WEBINAR E EVENTOS.
Conteúdos programáticos:
Facebook Live – configuração e acesso do recurso de streaming, que permite transmitir um vídeo ao vivo para o público, por meio do perfil pessoal ou da página da instituição, a fanpage. YouTube Live – configuração, acesso e transmissão de vídeo em tempo real.
OBS Studio – configurações de vídeo e áudio; Inserir webcam, slides, vídeo na gravação; codificação de imagens e transmissão para plataformas de streaming de vídeo, como YouTube e Facebook.
Stage Tean, Stream Yard e StreamLabs– acesso e configuração da plataforma para realização de lives com mais de uma pessoa; criação de banners com o título da transmissão e compartilhamento de tela.
Webconferência BigBlueButton – Configurações; Acesso; Inter-face; e Gerenciamento do recurso de sistema de conferência web do Moodle.
RNP, Google Meet e Microsoft Teams – acesso e configuração de videoconferência online e projeção de material didático e compartilhamento de tela, por meio das redes sociais.
Instagram e Telegram – acesso, configuração, envio e recebimento de mensagens instantâneas para mensageiros do Instagram e Facebook.
Carga Horária: 60 horas
N. de vagas: 250 (ordem de inscrição até o limite das vagas).
Modalidade: A distância, com três encontros remotos.
Período: De 03 novembro a 19 de novembro de 2020.
Encontros Virtuais: Através da Plataforma Farol UFSM, 05/11; 12/11; e 19/11 (quintas-feiras), das 18h30min às 20h30min.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.