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Estão abertas as Inscrições para o VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional de Filosofia e Educação: Confluências
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Escola, Violência e Ética será o tema central do Seminário Nacional (SENAFE) e Internacional (SEINFE) de Filosofia e Educação: Confluências. Atualmente em suas respectivas 6ª e 2ª edições, o evento ocorre de 6 a 8 de novembro, de forma simultânea, no Auditório do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O Seminário pretende promover o diálogo com a comunidade escolar, bem como com acadêmicos e professores pesquisadores da graduação e pós-graduação, tendo em vista a crescente demanda trazida por professores sobre o tema da violência nas escolas e seu entorno. O público-alvo é constituído por professores e estudantes de Pós-Graduação, do Ensino Superior e Básico, assim como das Redes Municipal, Estadual, Federal e Privada de Ensino.
A promoção do 6º SENAFE e 2º SEINFE é dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSM e da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em conjunto com os Grupos de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (GPForma) da UFSM e UCS, Filosofia, Cultura Juvenil e Ensino Médio (FILJEM) e Racionalidade e Formação (RACIOFORM).
A programação é constituída por conferências que serão ministradas por professores das universidades que promovem os seminários e também por docentes e pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Universidad Pedagógica Nacional (da Colômbia), Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Universidad Autónoma de Madrid, Universitat de Barcelona, Universidad Carlos III de Madrid e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
A apresentação de trabalhos será dividida em nove eixos temáticos: Tecnologias, Mídias Sociais e Educação; Biopolítica, Barbárie e Educação; Ensino de Filosofia e Práticas Escolares; Violência, Cultura e Ética no Contemporâneo; Escola, Políticas Públicas e Inclusão; Epistemologia, Narrativas e Formação; Experiência, Infâncias e Educação; Diferença, Educação e Arte; Diversidade, Violência Simbólica e Educação. Está prevista ainda uma programação cultural, na qual se destaca a exibição do Documentário Marias e Luisas.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.