Na próxima quinta-feira, 13, o curso de Relações Internacionais realiza a palestra “Guerras e Transições Sistêmicas” com os professores Hélio Farias e Ricardo Zortéa, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), e Bruno Hendler, do curso de Relações Internacionais do CCSH. O evento acontece no auditório do prédio 74C, às 9h30min.
Ricardo Zortéa é mestre e doutor em Economia Política Internacional pela UFRJ com estágio doutoral na Universidade de Princeton, EUA. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Instituto de Economia da UFRJ. Zortéa aborda “Transição Sistêmica, Guerra do Futuro e Política Industrial de Defesa”.
Hélio Farias é doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Geografia (2008) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduado em Geografia, bacharelado (2005) e licenciatura (2005), pela mesma universidade. Farias traz a discussão “Competição Geopolítica Internacional e Guerras Hegemônicas: Implicações para a Defesa do Brasil”.
Hendler fala sobre “Há algo de novo no front? Repesando Clausewitz a partir das ‘novas guerras'”.
A temática do evento será a relação entre as grandes potências ao longo da história e a inserção do Brasil nesses cenários. Além de guerras, também será abordado crises econômicas globais, evolução tecnológica e conflitos não convencionais como terrorismo, guerras civis e migrações.