NOTA DE ESCLARECIMENTO DA DIREÇÃO DO CCS em resposta a nota emitida por Felipe Martins Müller
Publicado em
A Direção do Centro de Ciências da Saúde, em nome do diretor José Edson Paz da Silva, vice-diretor Renato Borges Fagundes e a equipe de Técnicos-Admistrativos em Educação lotada no setor, recebeu uma acusação dia 23 de junho de 2017, emitida pelo professor Felipe Martins Muller, ex-reitor da UFSM, que enviou, para uma lista de emails, uma mensagem para a comunidade universitária da UFSM. Em determinado momento, consta no texto: …”onde está o resultado da sindicância dos desvios de recursos da FATEC, nos projetos gerenciados pela Direção do Centro de Ciências da Saúde? Parece que as coisas que atingem aliados ficam esquecidas”.
A respeito disso, a Direção do Centro de Ciências da Saúde deseja esclarecer:
“Vimos a público afirmar que, no Centro de Ciências da Saúde, não há sindicância em andamento ou conclusão de processo sobre projetos gerenciados pela atual direção do CCS
e tampouco pela anterior. Qualquer afirmação veiculada em sentido contrário, própria do período eleitoral, atinge a idoneidade dos servidores deste Centro. Tomaremos as medidas cabíveis para que os responsáveis por esta acusação respondam.”
É notório que em épocas de campanhas e disputas eleitorais, factóides são criados com o objetivo de questionar o trabalho sério e comprometido de uma gestão preocupada com a educação de qualidade e a defesa do espaço público.
José Edson Paz da Silva, Diretor do Centro de Ciências da Saúde, e Renato Borges Fagundes, Vice-Diretor do Centro de Ciências da Saúde.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.