DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA (DMFG)
Secretaria
Apresentação
O Departamento de Morfologia está inserido no campo das ciências básicas e, justamente por isso, é a porta de entrada aos alunos que ingressam à vida universitária, atendendo com excelência às expectativas e necessidades que compõem a base de desenvolvimento intelectual e pessoal da comunidade discente. O Departamento atende a 12 diferentes cursos de graduação, pertencentes a cinco dos oito centros que compõem a UFSM. Todos os alunos de graduação que ingressam no Centro de Ciências da Saúde e alguns do Centros de Ciências Rurais, de Ciências Naturais e Exatas, de Ciências Sociais e Humanas e de Educação Física e Desportos terão aulas no departamento. Além do ensino de graduação, o departamento também atende a cinco cursos de Pós-graduação: mestrado e doutorado de Bioquímica Toxicológica, mestrado e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana, mestrado e doutorado em Farmacologia, mestrado e doutorado em Medicina Veterinária e mestrado e doutorado em Tecnologia de Alimentos. Com esta matriz de cursos, se alcança a soma de 38 disciplinas diferentes de graduação e pós-graduação que atendem a aproximadamente 1370 por semestre letivo (dados de 2010). As disciplinas procuram atender não somente o conhecimento das Ciências Morfológicas de forma geral, mas também de forma aplicada e direcionada às propostas individuais de cada curso. Desta forma, a quantidade de disciplinas ofertadas alcança ao impressionante número de 2600 alunos atendidos por ano, distribuídos em 123 turmas, pertencentes a 13 cursos de graduação e a 05 cursos de pós-graduação (dados de 2010).
Apesar das ciências da saúde e das metodologias de ensino e de aprendizagem estarem em constante evolução com o surgimento de novas técnicas de imagem e cirúrgicas, a utilização do cadáver no estudo da anatomia humana é ainda insubstituivel para formação dos futuros profissionais da saúde.
O corpo humano é considerado a sala de aula dos estudantes nos cursos de Ciências Biológicas, Dança, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, dentre outros. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) busca a qualidade do ensino e a formação dos novos profissionais, no entanto, o Departamento de Morfologia desta Instituição vem sofrendo com a indisponibilidade deste nobre material de estudo ao longo dos últimos anos. Em decorrência disto, a exemplo de outras Universidades (brasileiras e estrangeiras), a UFSM vem desenvolvendo o Programa de Doação Voluntária de Corpos para o ensino e aprendizagem da anatomia humana. |
Doação de Corpos – Leia mais
LABORATÓRIOS
Biogenômica
A principal linha de investigação do Laboratório de Biogenômica é a avaliação de aspectos da interação gene-ambiente que incidem sobre o desenvolvimento, em especial sobre o envelhecimento, via associação com doenças crônicas não-transmissíves como a obesidade, a síndrome metabólica e os distúrbios cardiovasculares. O laboratório dedica especial atenção ao estudo da interação gene-nutrição em uma área conhecida hoje como genomica nutricional (nutrigenética/nutrigenômica).