DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA (DMIP)
Secretaria
Apresentação
Histórico
O Departamento de Microbiologia e Parasitologia foi criado em 1960, juntamente com o Curso de Medicina, tendo como seu primeiro Chefe de Departamento o Professor Doutor José Mariano da Rocha Filho, criador e fundador da UFSM.
O Departamento de Microbiologia e Parasitologia pertence ao Centro de Ciências da Saúde da UFSM e atende aos Centros de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Rurais (CCR), Centro de Ciências Naturais e Exatas(CCNE), ministrando aulas aos Cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia – Análises Clínicas, Farmácia – Farmácia Industrial, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Farmácia – Tecnologia de Alimentos, Química Industrial e Zootecnia.
São ministradas disciplinas nas áreas de Microbiologia Geral, Microbiologia Médica, Microbiologia Oral, Microbiologia Especial Veterinária, Imunologia, Imunologia Médica, Imunologia Veterinária, Micologia, Micologia Médica, Parasitologia Humana e Parasitologia Veterinária. Possui 24 laboratórios, distribuídos entre os vários setores.
Além das atividades didáticas, desenvolve atividades de Pesquisa e Extensão. As principais atividades de pesquisa estão situadas nos setores de Microbiologia Geral, Micologia, Virologia e Imunologia. No que diz respeito às atividades de extensão, são realizados, entre outros, análise microbiológica de água e alimentos, diagnóstico de leptospirose em humanos e animais, diagnóstico de doenças fúngicas em humanos e animais, sorologias, e diagnóstico de doenças virais em animais.
Este é um dos maiores Departamentos da Universidade Federal de Santa Maria. Existem 51 cursos na Universidade, e 10 desses cursos (19,6 % dos Cursos) têm aulas aqui. Os cursos que se beneficiam de nossa atuação são: Ciências Biológicas (através de ACG), Enfermagem (com as disciplinas MIP102, MIP103 e MIP222, representando cerca de 10% das disciplinas obrigatórias), Farmácia opção Análises Clínicas (MIP204, MIP205, MIP206 e MIP401, 8% das disciplinas), Farmácia opções Farmacêutico Industrial e Tecnologia dos Alimentos (com MIP204, MIP205 e MIP206, ou 6%), Fisioterapia (MIP216), Medicina (MIP214, MIP215, MIP216 e MIP302, 8% de todas as disciplinas), Medicina Veterinária (MIP 210, MIP217, MIP218 e MIP219, 6% das disciplinas), Odontologia (MIP205, MIP221 e MIP305, ou 6%) e Zootecnia (com MIP220).
Isso acaba por levar a um intenso envolvimento com os alunos da UFSM que passam por nossas salas de aula (cerca de 2000 alunos/ano), muitos dos quais acabam por executar pesquisas e projetos de extensão durante o curso, ou mesmo retornam depois de formados para ministrar aulas: a grande maioria dos professores do Departamento são ex-alunos da Universidade.
Essa relação provoca um contínuo aperfeiçoamento de funcionários e professores, no intuito de oferecer continuamente o melhor de suas capacidades. O Departamento tem a menor incidência de desligamentos dentre todos os setores universitários, e os profissionais aqui lotados permanecem períodos prolongados no mesmo setor (muitas vezes, desde o início da vida profissional até a aposentadoria).
Toda essa dedicação acaba por repercutir com o reconhecimento público, sendo que o Departamento de Microbiologia e Parasitologia é largamente aceito como sendo de referência para diagnóstico, análise e desenvolvimento dentro das áreas de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (veja em Serviços externos para mais informações).