Você está aqui:
UFSM > CCS > Primeiro dia da II Jornada de Oncologia Clínica e Cirúrgica reune aproxidamente 300 acadêmicos e profissionais da área da Saúde, a programação continua hoje
Primeiro dia da II Jornada de Oncologia Clínica e Cirúrgica reune aproxidamente 300 acadêmicos e profissionais da área da Saúde, a programação continua hoje
Publicado em
A II Jornada de Oncologia Clínica e Cirúrgica 2016 reuniu duzentos e oitenta e cinco acadêmicos e profissionais da Saúde de todo Estado do Rio Grande do Sul no primeiro dia de encontro, que acontece no auditório Gulerpe HUSM. O evento é uma iniciativa da LAORC e visa à capacitação no meio acadêmico em áreas de atuação da Oncologia, incluindo clínicas e cirúrgicas. Os inscritos participarão no segundo dia de jornada do sorteio do livro Medicina Interna – 2 Volumes – Cecil, um BlackBook Medicina Clínica, um BlackBook Enfermagem e vários kits de livros. Os congressistas que submeteram os trabalhos científicos na forma pôster e apresentação oral serão premiados ao final do Evento. Novos credenciamentos poderão ser realizados a partir das 17 horas e 30 minutos no Hall do Gulerpe.
– A Liga Acadêmica de Oncologia, Radioterapia e Cirurgia do Hospital Universitário de Santa Maria/UFSM (LAORC-HUSM/UFSM) visa disseminar o conhecimento em oncologia clinica, cirurgica, radioterapia e quimioterapia entre os estudantes e profissinais das áreas envolvidas. Entretanto, permite que esses conhecimentos possam ser usados pelos membros da LAORC-HUSM/UFSM em prol da comunidade: através de realização de palestras educativas que objetivem conscientizar a população em geral sobre os fatores de riscos associados ao câncer (prevenção), incentivar o diagnóstico precoce da doença e fornecer informações adequadas sobre o prognostico e as diversas formas de tratamento – conclui Wilker Morais Borges, presidente da LAORC.
Confira a programação científica do segundo dia:
19/08/2016 (Sexta-feira)
16h – Apresentações dos Trabalhos Científicos – Pôster Digital/Oral
18h – Leucemia na infância: quando suspeitar?
Apresentador: Dr. Waldir Veiga Pereira
18h50min – Imuno-oncologia: novas drogas no tratamento do Câncer
Apresentador: Dr. Carlos Roberto Felin
19h40min – Coffee Break
20h -Dor e câncer: uso da Morfina e outros opioides
Apresentadora: Dra. Miriam Seligman Menezes
20h50min – Radioterapia: os avanços da medicina no tratamento contra o Câncer
Apresentador: Dr. Maurício Fraga da Silva
21h40min – Apresentações orais dos Trabalhos Científicos
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.