Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Nota de Pesar



A Direção do Centro de Ciências da Saúde comunica, com pesar, o falecimento do Professor Dr. Paulo Eduardo Lopes Souto no dia 06 de junho de 2024.

O velório está sendo realizado nas capelas do Cemitério Santa Rita, na Faixa Velha de Camobi, desde a tarde desta quinta. O sepultamento está marcado para as 11h desta sexta (07), no mesmo local.

Nossos sinceros sentimentos de pesar a sua família.

HOMENAGEM

Autoria de Dr. João Carlos Cantarelli Junior.

Estimado e querido Prof. Paulo Eduardo Lopes Souto: todos nós temos sempre algo a ensinar e a aprender, mas algumas pessoas nasceram para deixar uma marca forte nos outros, vieram ao mundo com o dom de transmitir, através da sua perspicácia, pensamentos e ensinamentos, coisas que jamais podem ser esquecidas. Você foi definitivamente uma dessas pessoas, tanto durante quanto após a sua atividade de professor e também como médico gastroenterologista. Agora que sua vida chegou ao fim, não há como não sentir um vazio, uma dor inexplicável. Uma perda terrível para todos nós!

Seu jeito único de ajudar os outros a crescer, sua forma muito especial de transmitir valores, o entusiasmo que demonstrava na sua função de educador do Departamento de Clínica Médica do Centro de Ciências da Saúde e do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Universitário de Santa Maria, são virtudes que devemos exaltar nos dias de hoje. Um professor que apresentava um caráter forte, mas também uma sensibilidade muito grande e uma inteligência acima da média. Alguém que era uma referência para todos os seus alunos, pois sabia ensinar com paciência, transmitir uma serenidade em todas as aulas, escutar atentamente as dúvidas daqueles que o indagavam. Nem sempre todos os professores conseguem estabelecer uma relação de cordialidade e amizade com seus alunos, mas para ele isso era fácil, era um dom natural, talvez porque ensinar fosse aquilo que mais amava fazer. Não há limites para a gratidão ocasionada pela experiência de aprendizagem proporcionaste aos seus alunos, e todos eles levarão consigo cada ensinamento.

Hoje partiu um homem que deixará certamente muitas saudades. Há perdas que são irreparáveis, e esta é uma delas. A arte de educar perdeu um homem, a escola perdeu um excelente profissional, e nós perdemos um instrutor que era um verdadeiro amigo e que dificilmente conseguiremos esquecer. A vida acaba sempre por ser injusta porque há pessoas que mereciam ser eternas. Que Deus conforte sua família, e que ela consiga sentir orgulho em ter convivido de perto com alguém tão especial. Descanse em paz, professor!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-371-6919

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes