Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS

Equipes da Saúde da Casa e do Migraidh buscam aproximação entre serviços e parcerias intersetoriais

Dia 29 de junho, as equipes da Saúde da Casa e do Migraidh (Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional da UFSM) realizaram um encontro em busca de aproximação entre os serviços e fortalecimento de parcerias intersetoriais.

O encontro, realizado na sala de reunião da PRAE, objetivou ampliar o conhecimento sobre o trabalho e ações que são desenvolvidas pelo Migraidh e, assim, estabelecer parceria de cooperação entre o Migraidh e a Equipe de Saúde da Casa, buscando a atenção integral ao migrante residente nas CEUs da UFSM. Estiveram presentes servidores da Equipe de Saúde da Casa: Alexandra Oliveira Trindade (Téc. Enfermagem), Camila Costa Gressler (Nutricionista), Fabiane Budel (Médica de Família e Comunicado), Leonardo de Souza Zuliani (Enfermeiro); as residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: Aline Escobar e Laura Schutz (Assistentes sociais), Mariana Mozzaquatro e Taciana Buchs (Terapeutas ocupacionais), Vitória Tusi (Psicóloga) e Prof. Giuliana Redin (coordenadora do Migraidh).

A Saúde da Casa é ligada ao Departamento de Saúde Coletiva (DSC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSM e caracteriza–se como uma Equipe de Atenção Primária à Saúde para a população residente nas Casas do Estudante Universitário (CEUs) da UFSM, estando interligada com o Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Santa Maria.

O Migraidh realiza ações de ensino, pesquisa e extensão dirigidas à proteção e promoção de direitos humanos, ao acesso à direitos, ao combate à xenofobia, ao desenvolvimento de processos legislativos e políticas públicas e de integração local da população migrante e refugiada, estruturalmente vulnerável. Para saber mais sobre o Migraidh acesse https://www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/observatorio-de-direitos-humanos/migraidh-2

Texto: Camila Costa Gressler; Adaptação: Alexandre Maccari Ferreira