Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS

V Olimpíada santa-mariense de Neurociências

Você sabe o que é a Neurociência?

A Neurociência é um amplo campo de estudo científico, cujo principal objeto de estudo é o nosso sistema nervoso: desde sua estrutura, seu desenvolvimento e seu funcionamento, até o seu impacto em processos como o comportamento e a aprendizagem do ser humano. Ou seja, ela estuda o sistema que é responsável pela captação de informações e estímulos externos e internos ao nosso corpo, pela interpretação dos mesmos e pela coordenação de respostas específicas a eles, por meio de ações voluntárias e involuntárias!

Essa ciência está diretamente presente no nosso cotidiano – desde o momento em que acordamos, até mesmo quando dormimos! – e nos ajuda a compreender como o modo que interagimos com outras pessoas e com o ambiente nos influencia.

E aí, ficou curioso? Se você tem interesse em aprender mais sobre essa área de conhecimento, não perca essa oportunidade! Nos próximos meses, iniciaremos o curso preparatório para a 5ª Olimpíada Santa-Mariense de Neurociências (OSMN) – também conhecida como Santa Maria Brain Bee – que ocorrerá ano que vém (2023)!

O curso é totalmente gratuito, ocorre de forma online e contempla os conteúdos que são abordados na prova: Morfologia (anatomia e histologia) do sistema nervoso; Neurociências Básicas e Neurofisiologia; Neurociências Clínicas. As aulas serão ministradas por acadêmicos da UFSM, de diversos cursos da área da saúde, membros da Liga Acadêmica de Neurociências da Universidade Federal de Santa Maria (Neuroliga – UFSM).

A olimpíada tem como objetivo despertar o interesse pela neurociência em estudantes do ensino médio. Ao final do curso, haverá uma prova online e os classificados irão competir na Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN), organizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – https://brazilianbrainbee.org.

Poderão participar da olimpíada estudantes do ensino médio, da rede pública ou privada que tenham, até o dia 1º de julho de 2023, no mínimo 14 anos e no máximo 19 anos de idade (que não estejam matriculados no ensino superior).

Fique atento aos nossos posts, pois neles vamos divulgar mais informações sobre o curso, incluindo o cronograma das aulas e as regras do edital da olimpíada!

Quer participar? Aproveite e faça já a sua inscrição pelo formulário no nosso instagram!

Não esqueça de acompanhar nossas páginas para mais informações:

Instagram: @brainbeesm e @neuroligaufsm

Facebook: Neuroliga UFSM

E qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato pelo nosso e-mail: brainbeesm@gmail.com ou mande.

Contamos com a participação de vocês!