Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Ciências Rurais figura em dois dos três Destaques da Inovação da instituição

Na manhã desta segunda (23), na abertura da 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), a UFSM premiou os destaques institucionais nas categorias Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. Realizada no Centro de Convenções, a premiação visa àqueles com atuação de destaque nessas áreas.

Na categoria Destaques da Inovação, há as subdivisões “Inovação no mercado”, “Pesquisador na empresa” e “Startup Inovadora”. Na primeira, o agraciado foi Juliano Smanioto Barin. É professor associado vinculado ao Departamento de Tecnologia e Ciências dos Alimentos. Atua também em inovação e empreendedorismo, desenvolvendo projetos de pesquisa com empresas e startups foodtechs, as quais resultam na transferência de tecnologia e introdução no mercado de equipamentos para análises químicas e microbiológicas, bem como ingredientes e novos alimentos e bebidas. Possui patente de inovação tecnológica internacional (Alemanha) com produto – Microwave-Induced Combustion Device, comercializado em diversos países e usado para elaboração de materiais de referência certificados por institutos de metrologia (NIST/EUA).

Juliano também é membro do Comitê de Inovação do Food Tech Hub Brasil, iniciativa pioneira no país que tem como objetivo conectar empresas, centros de pesquisa, universidades, fundos de venture capital, empreendedores e consumidores na cadeia de alimentos. Foi diretor da Divisão de Alimentos e Bebidas (BEA, gestão 2018-2020) da Sociedade Brasileira de Química. Atualmente é membro titular da Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas/Academia Nacional de Farmácia desde maio/2018, ocupando a Cadeira Nº 60 do Patrono Antônio de Barros Terra.

Na sequência, o destaque “Pesquisador na Empresa” foi para Leandro Michels, doutor em Engenharia Elétrica pela UFSM, onde é professor associado e diretor da Unidade Embrapii em Recursos Energéticos Distribuídos e do Instituto de Redes Inteligentes da UFSM. Leandro também atua junto ao Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC) e aos programas de pós-graduação da Engenharia Elétrica e da Engenharia de Produção. Entre dezembro de 2015 e novembro de 2017, foi o primeiro secretário da Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP). Atualmente é coordenador do LabINRI-Baixa Tensão, laboratório acreditado pelo INMETRO para realizar ensaios de inversores fotovoltaicos conectados à rede elétrica.

Por fim, o último prêmio entregue foi de Startup Inovadora, destinado à Inocular Soluções Agrícolas Ltda, representada por Rosana Taschetto Vey. A startup, incubada na Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM tem como missão atender às necessidades do produtor rural, sugerindo alternativas para a redução de custos e aumento da produtividade de forma sustentável. A startup também conta com o apoio do professor Thomas Martin, coordenador do Grupo de Pesquisa em Manejo de Grandes Culturas de Coxilha, berço da empresa. A parceria entre a startup e a UFSM é estabelecida a partir de projetos de pesquisa que viabilizam pesquisas nos níveis de graduação e pós-graduação.