Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Equipe do CCR organiza e ministra palestras no XXVII Congresso Brasileiro e no X Congresso Latino-Americano de Entomologia

A Sociedade Entomológica do Brasil em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, promove entre os dias 02 e 06 de setembro de 2018, no ExpoGramado, o XXVII Congresso Brasileiro e o X Congresso Latino-Americano de Entomologia.

Professores, Técnicos e estudantes de Pós-graduação e Graduação da UFSM estão trabalhando, a mais de um ano, na organização deste grande Congresso que tem com o tema “Ciência a serviço da saúde, agricultura e ambiente”, esta edição, irá proporcionar uma oportunidade única para a interação, discussão, inovação, colaboração e troca de experiências entre os agentes científicos da sociedade brasileira, América Latina e outras partes do mundo.

A seguir, está um resumo de algumas das palestras e atividades a serem realizadas pelos Professores e membros da UFSM.

Prof. Jerson Guedes

jerson

Presidente e Palestrante do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia e X Congresso Latino-Americano de Entomologia. Professor Associado da UFSM onde orienta nos Programas dePós-Graduação em Agronomia e em Engenharia Agrícola.

O Professor Jerson está presidindo o Congresso e ministrará palestra na Mesa-redonda MIP em Soja na América Latina com a palestra denominada “Situação do MIP na cultura da soja no Brasil”.

Prof. Jonas Arnemann

jonas

Coordenador da Programação Científica do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia e X Congresso Latino-Americano de Entomologia. Professor adjunto da UFSM, onde orienta nos Programa de Pós-Graduação em Agronomia e em Agrobiologia.

Ministrará as palestras: “Understanding incursion of Helicoverpa armigera in the South American continente” e “Mosca-branca em soja: da amostragem ao controle”.

Também participará como moderador nas mesas-redondas “The invasive Helicoverpa armigera in the New world” e “Invasive pests on soybean in South Cone of America” e irá moderar uma palestra âncora sobre o pulgão da soja “Aphis glycines: invasion, bioecology, and economic impact”.

Prof. Adriano Melo

adriano

Tesoureiro do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia e X Congresso Latino-Americano de Entomologia. Atualmente é professor Adjunto UFSM e orienta no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.

Irá moderador a mesa-redonda denominada “Desafios na Tecnologia de Aplicação de inseticidas”.

Prof. Oderlei Bernardi

oderlei

Secretário e Palestrante do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia e X Congresso Latino-Americano de Entomologia. Atualmente é Professor Adjunto da UFSM e orienta no Programa de Pós-Graduação em Agronomia.

Participará também ministrando um minicurso sobre “Manejo da resistência a inseticidas e plantas Bt”.

Prof. Daniel Ardisson Araújo

daniel

Atualmente é professor adjunto da UFSM e orientador no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Toxicológica da UFSM. Participará como moderador da mesa redonda “Vigilância e controle de vetores”.

Prof. Elgion Loreto

elgion

Atualmente é Professor associado da UFSM e é docente do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS; do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS, UFSM e FURG.

Ministrará a palestra “O modelo Drosophila e a transferência genética horizontal”. Também participará como moderador da palestra âncora “Circadian clock research applied on agriculture and public health” e moderador da mesa redonda denominada “Insects as study models to basic and applied sciences”.

Doutorando Clérison Perini

Perini

Atualmente está realizando o Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia pela UFSM.

Ministrará a palestra “Helicoverpa armigera: timeline of occurrence, damage and pest management on the South Cone of America”. Também participará como moderador na palestra âncora “Modification of IPM practices to the widespread use of insecticidal Seed Treatments and Bt traits in Southern US field crops”.

Doutorando Luis Eduardo Curioletti

luis eduardo

Atualmente está realizando o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia agrícola pela UFSM.

Ministrará a palestra “Melanagromyza sojae: timeline of occurrence, damage and pest management on the South Cone of America”.

Confira o site oficial do evento