Você está aqui:
UFSM > CCR > Professor e aluno do Programa em Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFSM participam da produção sustentável de soja no Maranhão
Professor e aluno do Programa em Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFSM participam da produção sustentável de soja no Maranhão
Publicado em
Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2024, a cidade de Chapadinha no Maranhão sediou um importante evento de agricultura, que foi realizado no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh), organizado pelo ENESC-MA, AGROTEC e AGRISCIENCE.
O evento foi direcionado a estudantes e recém-formados dos cursos de Engenharia Agrícola, Agronomia, Geociências e áreas correlatas:
interessados em tecnologia, inovação e sustentabilidade no setor agrícola;
profissionais do sistema CONFEA/CREA e da Mútua, em busca de atualização sobre práticas e tecnologias aplicadas ao Cerrado Maranhense;
produtores rurais e gestores agrícolas, que buscavam soluções inovadoras e sustentáveis para otimizar suas atividades;
instituições de ensino superior, órgãos governamentais e organizações não governamentais comprometidas com o desenvolvimento sustentável de soja no Brasil.
A programação iniciou na manhã do dia 5 de dezembro com o Seminário de Tecnologia e Inovações para Agricultura Sustentável no Cerrado Maranhense (AGROTEC), um espaço estratégico para compartilhar conhecimentos, fomentar soluções e impulsionar a agricultura como motor de transformação no Maranhão.
O seminário promoveu a integração entre ciência, tecnologia e práticas agrícolas, destacando o potencial do Cerrado para o desenvolvimento sustentável, e abordou inovações voltadas à eficiência produtiva, manejo sustentável, preservação ambiental e fortalecimento da economia regional. A palestra de abertura teve como tema “Caminhos para a Descarbonização da Agricultura”. Simultaneamente foi realizado um dia de campo na Fazenda Barbosa, em Brejo-MA, com estações técnicas que discutiram boas práticas agrícolas, produtividade e sustentabilidade, manejo e impactos nos teores de proteína e óleo de grãos de soja, fatores genéticos, ambientais e de manejo que influenciam esses teores, resultados de análises em grãos de soja no Maranhão e a importância desses parâmetros na formulação de rações.
Durante a tarde foi apresentado o AgriScience Workshop: “Iniciativas para Promoção da Paisagem Sustentável” reuniu especialistas, pesquisadores e gestores comprometidos com a construção de paisagens resilientes e produtivas para discutir estratégias inovadoras de conservação ambiental, manejo integrado de recursos naturais e desenvolvimento socioeconômico sustentável. Com foco em práticas regenerativas, tecnologias verdes e políticas inclusivas, o workshop buscou fomentar soluções que equilibram a preservação dos ecossistemas com as necessidades humanas, fortalecendo a conexão entre ciência, comunidades e sustentabilidade global, as palestras abordaram o Programa Padrinho Rural, o Comitê de Desenvolvimento Rural da Microrregião de Chapadinha, o Projeto Safrinha Solidária, o Sistema Antecipe, os Resultados do Agro Plus no Maranhão e Piauí e o Soybean Money Maker, com uma análise das safras passadas e estratégias para reduzir o “Yield Gap” das lavouras de soja nas próximas safras.
No dia 6 de dezembro, pela manhã, o AGROTEC e o AgriScience Workshop continuaram com abordagens focadas na sustentabilidade na produção agrícola, trazendo palestras sobre Nutrição mineral, produtividade e exportação em lavouras de soja e milho de médio e alto potencial; Interpretação de análise de solo e recomendação de adubação e uma mesa redonda sobre Inovação e sustentabilidade no campo: Geoprocessamento e Nutrição Mineral para o avanço das culturas de soja e milho. Na tarde do dia 6, o Encontro Estadual do Crea Júnior Maranhão (ENESC-MA) promoveu debates e iniciativas que integram tecnologia, inovação, sustentabilidade, desafios profissionais, fortalecendo a formação de jovens lideranças e incentivando o protagonismo no sistema CONFEA/CREA e Mútua.
As palestras abordaram os temas:
Mútua: Benefícios e oportunidades para os profissionais do sistema CONFEA/CREA;
O papel da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Maranhão – AEAMA;
Desafios e Perspectivas: O papel da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos e Industrial – ABEMEC,
encerrando com uma mesa redonda sobre Ética, Benefícios e Liderança: O papel do sistema CONFEA/CREA para a valorização profissional e a formação de jovens líderes.
O encerramento do evento promovido pelo AGROTEC, ENESC MA e AgriScience aconteceu na manhã do dia 7 de dezembro, com palestras que trataram sobre Lacuna e Potencial de Produtividade: “Resultados de lavouras e uma apresentação especial sobre floricultura no Leste Maranhense e o Projeto Flores Para Todos, com destaque para o Ensaio Brasileiro de Floricultura Regenerativa – girassol de corte. O evento foi um marco para a integração entre ciência, tecnologia e práticas sustentáveis, consolidando a conexão entre os diversos setores envolvidos no desenvolvimento do Cerrado Maranhense.
O professor Alencar Zanon destacou que o caminho para produzir soja com sustentabilidade é através do trabalho colaborativo entre instituições públicos e privadas no Brasil. Para a Maria, mestranda do PPGEA, a oportunidade de participar de eventos dessa magnitude reforça a força da pós-graduação do CCR no Brasil. Para mais informações sobre projetos de produção sustentável de soja acesse as redes sociais da Equipe FieldCrops e no site www.equipefieldcrops.com.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.